
‘A Escola Municipal Joaquim Marques de Souza tirou uma das melhores médias estaduais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2009). A escola conseguiu a média de 4.1 nos resultados do 6° ao 9° ano. Das 14 escolas municipais avaliadas, apenas cinco não atingiram a meta estabelecida para 2009.
Com o resultado da escola municipal Joaquim Marques, Três Lagoas aparece entre as dez melhores notas do Ideb nas séries finais do ensino fundamental. Em 2009, a nota alcançada de 4.1 pela escola de Três Lagoas foi a nona melhor do País, bem acima do objetivo estabelecido, um Ideb de 3.1. A nota supera o esperado para 2011 a nível nacional, que é um índice de 3.9 do 6º ao 9º ano.
Das 24 escolas avaliadas em Três Lagoas, entre as dez melhores notas alcançadas no município do 1º ao 5º ano, quatro são da rede estadual e dez da rede municipal de ensino, considerando quatro empates.
Para a prefeita Márcia Moura (PMDB) as boas notas são resultado de uma escola democrática, com a participação do professor em todas as escolhas: Educação é o que o nosso País precisa, pois significa também saúde e desenvolvimento. Três Lagoas vem crescendo muito nos empreendimentos, mas nada disso valeria a pena se a educação não acompanhasse esse desenvolvimento, declarou.
A prefeita também destacou a importância do professor
do método Positivo de Ensino