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quarta-feira, 08 dezembro 2010 / Publicado em SEMEC

Escolas da Rede Municipal recebem seminários sobre os Espaços Educadores do PEA

A Secretaria de Educação em parceria com a Fibria iniciou no dia 1º de dezembro o Seminário sobre os Espaços Educadores da Rede Municipal de Ensino na Escola Municipal de Educação no Campo Antonio Camargo Garcia. A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria Industrial.
As atividades foram coordenadas pela equipe do Programa Ambiental, representada pelo biólogo Laércio Fradique de Moura e Valdinete Moura, da Caravana Ambiental.
O objetivo do seminário foi apresentar para comunidade, pais, familiares e demais convidados as atividades realizadas utilizando os Espaços Educadores que já foram implantados na escola.
Como parte da metodologia do PEA, no início do ano foram desenvolvidas oficinas de capacitação com a participação dos professores, diretores e demais colaboradores de cada unidade escolar, buscando a adesão e participação de todos os profissionais e, ainda em conjunto com estes profissionais, foram definidos os possíveis espaços educadores, e a forma que cada um iria utilizá-los em suas atividades pedagógicas com cada turma.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nas escolas, pois os professores, colaboradores e alunos se empenharam e descobriram juntos que é possível dar mais sabor ao aprendizado”, disse o coordenador do programa ambiental, Laércio Fradique.
Seguindo com o programa, nos dia 03 de dezembro a Escola Municipal Filinto Muller, extensão Oiti, também teve o seminário realizado pelo PEA. Nessa quarta-feira (07) o seminário foi ministrado na escola municipal Maria de Lourdes Lopes e segue nesta quinta-feira (09) na escola municipal Eufrosina Pinto.

PEA

O Programa de Educação Ambiental da Fibria em Três Lagoas (MS) desenvolve o Projeto dos Espaços Educadores desde 2009, capacitando professores da rede pública a utilizar a sala de aula como um local para estabelecer uma relação equilibrada com o meio ambiente e levar as escolas um aprendizado sustentável. Os conceitos para o espaço são baseados na “ecoalfabetização”.
Neste projeto aproximadamente 4,5 mil estudantes receberam as orientações em sala de aula e participaram de atividades extraclasses, com a estruturação de hortas mandala, espirais de ervas medicinais, plantação de pomar, jardins pedagógicos e cinturões verdes.
Para realizar as atividades, a Caravana Ambiental está implantando uma metodologia apontada na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99), que considera “espaços educadores sustentáveis” aqueles que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, permitindo qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

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