A Prefeita Simone Tebet (PMDB) consolidou nesta quinta-feira (30) o futuro educacional de 2.500 alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas. Através de um convênio assinado entre a prefeitura e a Editora Positivo, a partir de 2007, as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental vão estudar com a metodologia criada pelos professores fundadores do Grupo Positivo, materializada no SABE – Sistema Aprende Brasil de Ensino. A solenidade contou com a presença de Stela Macohin, gerente comercial de Sistemas de Ensino da Editora Positivo, Elaine Pereira de Sá, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), do presidente da Câmara dos Vereadores José Augusto Morila Guerra (PMDB) e dos vereadores Gil (PPS), Cláudio César (PMDB), Aguirre (sem partido) e Tonhão (PV), além de diversos profissionais da educação no município, secretários municipais e convidados.
Durante os dois primeiros anos da administração de Simone a educação foi um dos principais focos de sua atenção. Desde 2005, Simone vem equipando as escolas da rede Municipal de Ensino com coberturas de quadras poliesportivas, e laboratórios de informática. Em 2006 a prefeita inaugurou ainda a construção da primeira Escola da zona rural de Três Lagoas no distrito de Garcias e a construção da primeira creche de sua adminsitração, no jardim Novo Alvorada, e autorizou a construção de salas de aula e outras unidades educacionais.
O SABE vai atender inicialmente apenas as pré-escolas do Ensino Infantil e as primeiras séries do Ensino Fundamental. O atendimento às demais séries será feito gradativamente, para que as crianças possam se habituar ao novo método. O contrato com a Editora Positivo e a implantação do sistema reafirma o compromisso de Simone com o futuro das crianças do município, uma vez que fornece aos alunos da rede municipal a oportunidade de aprender utilizando o mesmo material didático presente em escolas particulares.
Parceria
A gerente comercial da Editora Positivo se disse orgulhosa em concretizar a parceria com a administração municipal. Este convênio demonstra toda a confiança e o envolvimento que o poder público tem com a educação, garantiu Stela Macohin. Ao dizer que 80% dos estudantes brasileiros encontram-se em escolas públicas, a gerente disse que é necessário fornecer ensino de qualidade a eles. Precisamos oferecer condições para que estes jovens não percam boas oportunidades de emprego no futuro.
Stela complementou que a equipe pedagógica da Editora Positivo vai capacitar no início de 2007 os professores da rede municipal para que possam se habituar com o novo método de ensino.
A Secretária de Educação e Cultura Márcia Moura explicou que, com a implantação do SABE, Simone cumpre não só uma promessa de campanha, mas também reafirma sua preocupação com a educação por ser mãe e professora. A Prefeita cumpre mais uma etapa para melhorar a educação no município. Se dirigindo aos professores, Márcia ressaltou que eles devem se sentir valorizados com este investimento. Como educadores vocês são parte fundamental desta parceria.
O Vereador e professor Aguirre, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores citou as salas de informática e as quadras cobertas como investimentos importantes da educação municipal e elogiou a administração pela boa fase em que Três Lagoas se encontra. Depois do anúncio da grande industrialização, este convênio também será um marco para Três Lagoas.
Atitude
Antes da assinatura do convênio Simone disse em seu discurso que é preciso atitude para melhorar a educação e justificou: É mais fácil falar de educação do que fazer algo por ela. A prefeita citou alguns índices que comprovam os baixos investimentos neste setor como a existência de 20 milhões de adultos analfabetos no Brasil. Embora saiba que é muito caro investir em educação, pagamos um preço maior com a omissão, explicou, Aumento da violência, da prostituição e da criminalidade é o preço que pagamos por não capacitar professores, não construir sala de aula, não melhorar a merenda escolar, complementou Simone.
A prefeita reconheceu que os dois primeiros anos de sua administração foram difíceis, mas que mesmo assim foi possível melhorar a infra-estrutura das escolas da REME com a aquisição de prédios, veículos e construção de salas de aula. Simone ainda reafirmou seu compromisso. Até o primeiro trimestre de 2007 todas as 13 escolas da rede municipal de ensino estarão equipadas com salas de informática e quadras de esportes cobertas. Sobre o SABE, Simone ressaltou: O sistema vai oferecer aos alunos ensino de qualidade para facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e melhorar a qualidade de vida.
Mais investimentos
Simone anunciou também outros investimentos na área de educação, como a oferta de bolsa de estudos de até 80% do valor da mensalidade para os professores que ainda não possuem graduação. Vamos viabilizar em 2007 a vinda de um bom instituto educacional para que os educadores interessados em cursos de pós-graduação não tenham que sair da cidade.
A prefeita garantiu ainda que um novo concurso público, com início do período de inscrições em dezembro, vai disponibilizar 60 vagas para a educação, e antecipou aos professores o valor da sobra do Fundef, que será rateado entre os mesmos no mês de janeiro de 2007.
Assessoria de Comunicação