Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), nesta sexta-feira (12), das 8h às 20 horas, haverá eleições para diretores e diretores adjuntos em todas as 13 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).
Visando dificultar as fraudes, este ano o pleito conta com, pelo menos, duas inovações. A primeira é o cadastramento dos votantes de acordo com o PGC (Programa Gerador de Cadastro), implantado pelo MEC em todas as unidades escolares da Reme. A outra novidade, são as cédulas com cores diferenciadas, de acordo com cada um dos segmentos: pais de alunos (branca), alunos (verde) e trabalhador em educação (amarela). A eleição está sendo organizada por uma Comissão Eleitoral composta por três representantes da Semec e dois do Sinted. Tem direito a voto, um dos pais ou responsáveis, todos os trabalhadores em educação e alunos com idade a partir do dez anos.
A partir da 13 horas de hoje, as escolas começaram a receber a ata, cédulas, urnas e cabines, cedidas pela Justiça Eleitoral. De acordo com a presidente da Comissão, Maria Helena Ferreira, haverá uma urna para cada segmento.
A sua expectativa é que a eleição seja absolutamente tranqüila. Espero que seja um processo limpo e transparente, já que trabalhamos com a formação de cidadania, diz.
Segundo ela, a secretária Márcia Moura tem dado todo apoio, acompanhando de perto todo o processo e agilizando tudo que é necessário.
A Apuração será a partir das 20 horas, na Semec. A posse, será em data ainda a ser definida pela prefeita Simone Tebet (PMDB).
Assessoria de Comunicação