
‘Simplesmente espetacular. Foi a frase que a prefeita Simone Tebet (PMDB) usou para definir o show de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, logo após apresentação na tarde deste sábado (3), sobre a Lagoa Maior, em Três Lagoas. Estima-se que mais de 30 mil pessoas tenham comparecido para assistir ao espetáculo que durou exatos 30 minutos. A orla da lagoa esteve completamente tomada por pessoas de todas as faixas-etárias que se encantavam com as manobras radicais dos pilotos.
No final do evento, a Polícia Militar teve trabalho para organizar o trânsito devido a grande quantidade de carros, motos, bicicletas e de transeuntes que se preparam para deixar o local.
Apoio da prefeitura
Esta segunda vinda da Esquadrilha da Fumaça a Três Lagos foi graças ao apoio da prefeitura. Para a prefeita Simone Tebet, é importante apoiar esse tipo de evento, uma vez que a cidade ainda é carente de programações artístico-culturais. ”Nós continuaremos apoiando iniciativas desta natureza, como forma de proporcionar entretenimento à nossa população, principalmente aos jovens”, disse a prefeita. O próximo evento que terá a parceria da prefeitura é o Moto Show, que será realizado de 23 a 25 de setembro.
Esquadrilha
Nascida em 14 de maio de 1952, quando foi realizado o seu primeiro vôo, atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza em suas demonstrações o avião T-27 Tucano – EMBRAER, pintado com as cores da Bandeira brasileira.
As manobras realizadas pela esquadrilha são as seguintes:
Tonneau Barril e Retorno no dorso com seis aeronaves
A Esquadrilha, com seis aeronaves em formatura Delta, realiza um tonneau barril. Segue-se um meio looping com retorno em vôo invertido. É uma manobra exclusiva da Esquadrilha da Fumaça.
Looping e Leque com Dispersão
A esquadrilha com seis aeronaves em formatura Delta realiza um looping, após o qual modifica sua formatura para Cobrinha-show. Um após o outro, os aviões se dispersam realizando uma Immelmann, deixando um belo leque de fumaça no céu. Esta manobra deixa a Esquadrilha na posição perfeita para o pouso.
Coração
Com as seis aeronaves, a Esquadrilha realiza uma separação vertical ascendente desenhando no céu um enorme coração. Essa é uma manobra de grande emoção para a platéia.
O Desfolhado Descendente e Cruzamento
A Esquadrilha, com seis aeronaves em formatura Delta, realiza um looping, efetuando uma dispersão vertical descendente com as aeronaves seguindo para seis direções diferentes. O desenho da Fumaça no céu lembra a forma da Catedral de Brasília. Em seguida, as seis aeronaves retornam para o cruzamento.
Wingover com duplo cruzamento
A Esquadrilha, com quatro aeronaves, aproxima-se pela frente do público, onde as aeronaves de nº 2 e 4 realizam um wingover sobre as de nº 1 e 3, afastam-se os elementos e retornam para um duplo cruzamento com tonneau.
Torneau com trem baixado retorno no dorso e bolota
Uma aeronave isolada (nº7) executa dois tonneau barril em configuração de pouso e em seguida retorna em vôo invertido, com trem e flap recolhidos.
Tonneau com os alas em vôo invertido
A Esquadrilha realiza um tonneau com quatro aviões, sendo que os alas passam em vôo invertido. Durante esta manobra, duas aeronaves voam sempre de cabeça para baixo.
Cruzamento do isolado com o castelo
Os nº 1 e 4 aproximam-se em vôo normal com os nº 2 e 3 em vôo invertido, todos com o trem de pouso baixado, e o nº 7 (isolado) cruza sobre o nº 3.
Espelhão
A Esquadrilha, com três aeronaves em vôo normal sob três em vôo invertido, formando um Espelho.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Três Lagoas
‘
Assessoria de Comunicação