‘Mais de 300 crianças que são assistidas por Projetos Assistenciais desenvolvidos pela Administração Municipal no município, estiveram reunidas nesta sexta-feira (11) para comemorar o aniversário de 18 anos de Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Secretaria de Assistência Social do Município, responsável por reunir os projetos, transformou a Praça Senador Ramez Tebet, em um verdadeiro palco de atividades educativas.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Altamira Campos, o objetivo principal desse evento foi valorizar o trabalho realizado pelo CMDCA através do Estatuto.
Estamos aqui para comemorar essa importante data e mostrar aos alunos dos projetos, e principalmente a sociedade, o quanto é importante o trabalho que é realizado pelo CMDAC seguindo sempre as Leis do Estatuto, explicou Altamira.
Ao todo, 90% dos projetos assistidos pelo município, como AABB Comunidade, Programa Sentinela, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), SOS Criança e Projeto Florestinha, estiveram presentes e realizaram algum tipo de atividade, entre elas, teatro de fantoches, danças e apresentações.
Todas as ações dos Projetos são acompanhadas de perto pelo Secretaria de Assistência Social e seguem as normas do Conselho, enfatiza a secretária.
Trabalhamos em conjunto. Somos uma verdadeira corrente, todos com um único objetivo: tirar nossas crianças das ruas, enfoca.
Crianças estão fora das ruas
Temos a satisfação de dizer que, aqui em nosso Município, nós diminuímos em 99% as crianças das ruas. Tiramos e as inserimos em algum Projeto, explica Altamira, completando que não só as crianças são acompanhadas, mas também toda a família.
O sucesso de nosso trabalho está em fazê-lo por completo. Não acompanhamos apenas as crianças, mas também suas famílias. Assim, garantimos um resultado satisfatório assistindo a família como um todo, finaliza.
Resultado dos Projetos
Amanda Leal Xavier, 9 anos, freqüenta o Projeto AABB Comunidade a mais de 2 (dois) anos. Pela manhã, período contrário ao que ela freqüenta escola, Amanda aprende lições que vão ajudar em sua formação.
Lá na AABB Comunidade aprendi muita coisa. Aprendi a respeitar as pessoas
como cuidar da higiene e até como devo ficar enquanto toca o Hino Nacional, diz Amanda, fazendo questão de lembrar da atividade que ela mais gosta. Também aprendo dança, que eu adoro.
CMDCA
O CMDCA Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo e