A Prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), assinou nesta terça-feira (27) a ordem de serviço para a execução da elaboração de projeto executivo e licenciamento ambiental das obras para construção do contorno ferroviário da cidade. O evento foi realizado no pátio da estação ferroviária do município e contou com a presença dos vereadores Vera Helena (PDT) e Jorginho (PSDB), além de secretários e assessores do município.
A Consegv, empresa vencedora da licitação é de Campo Grande e terá 240 dias para executar os estudos e elaborar o projeto.
Renato Márcio Giordano, diretor da empresa que realizará o estudo, esclareceu que a primeira fase terá início com a produção de fotos aéreas. O projeto começa com um vôo e a produção de aerofotos. Após o levantamento será realizado o projeto de viabilidade técnica, ambiental e orçamentária para a realização da obra, explicou.
De acordo com Giordano, feitos os estudos o passo seguinte é construir nova linha férrea. Sendo viável, serão construídos os trilhos para a mudança do tráfego e depois é efetuada a retirada dos trilhos existentes, informou.
Simone Tebet destacou o momento histórico e a importância do estudo. Podemos estar participando de um momento histórico para nossa cidade e é apenas o ponta pé inicial, ressaltou.
A prefeita enfocou que os trilhos dividem o município. É como se houvesse duas Três Lagoas, a do lado de cá dos trilhos e a do lado de lá, falou.
Parafraseando Guimarães Rosa, Simone falou da importância da caminhada e falou ao diretor da empresa responsável pelo estudo: queremos qualidade e cumprimento de prazo. A cidade inteira estará de olho no trabalho de vocês, finalizou.
Investimento
O valor total investido é de R$1.391.104,09 (um milhão trezentos e noventa e um mil, cento e quatro reais e nove centavos) é um convênio com o DNIT Departamento Nacional de Infra-estrutura de transportes e o município. Do total, R$150 mil é a contrapartida da prefeitura.
O projeto tem por objetivo inicial o estudo e a análise das alternativas para implantação de uma variante ferroviária afastando a linha férrea da área urbana.
A eliminação das passagens em nível pelo centro urbano irá beneficiar o transporte ferroviário, possibilitando a liberdade para evoluir livremente em maior velocidade.
Outro ponto favorável é a retirada de locais de conflito ao tráfego e a circulação de veículos urbanos e de pedestres, evitando que seja colocada em risco a operação ferroviária e a população, garantindo aos habitantes maior acessibilidade, conforto, segurança e rapidez no deslocamento pelas vias urbanas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO