Cada Dia Melhor

Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeita
  • LEIS
  • CARTA DE SERVIÇOS
  • SECRETARIAS
    • ORGANOGRAMA SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • Procuradoria Jurídica
    • SMS – Secretaria Municipal de Saúde Pública
      • Lista de Medicamentos
      • Ouvidoria SUS
      • Rede Municipal de Saúde
      • Castramóvel
      • Mutirão Limpeza
      • Encoleira Cão
      • Toxoplasmose
      • Monkeypox
      • Sarampo
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Influenza
        • Boletim Influenza A
      • Covid-19
        • Boletim Covid-19
      • SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar
    • SEGOV – Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas
      • Plano Municipal da Primeira Infância
      • Conselhos Municipais
      • CIL – Central de Interpretação de LIBRAS
      • Escola de Governo – e-Gov
      • Governança
      • Programa de Metas
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
      • PPP da Iluminação Pública
      • Saneamento Básico
        • Contribuições PMSB
        • Sobre o PMSB
        • Downloads PMSB
        • Planejamento do PMSB
    • SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
      • Família Acolhedora
      • CRAM
      • CRAS
        • CRAS Amélia Jorge
        • CRAS Ana Maria
        • CRAS Interlagos
        • CRAS Ruth Máximo Filgueiras
        • CRAS São João
        • CRAS Vila Piloto
      • Serviços de Convivência
        • S.C.F.V – Banda Cristo Redentor     
        • S.C.F.V – Bombeiros do Amanhã
        • S.C.F.V – CRASE “Coração de Mãe”
        • S.C.F.V – Patrulha Florestinha
        • S.C.F.V – Patrulha Mirim
        • S.C.F.V – Programa Pelotão Mirim
        • S.C.F.V – Tia Nega
    • SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
      • Plano Municipal de Cultura
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      •  PNAB – Política Nacional Aldir Blanc
      • Cadastro Municipal Cultural
      • Lei Paulo Gustavo
    • SEMEA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Contribuições
        • Coleta Convencional
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Coleta Seletiva
    • SEINTRA – Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito
      • Transporte Público
      • Consulta Pública Concessão do Transporte Coletivo
      • Mapa Interativo de Obras
    • SEJUVEL – Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer
      • CRE TL
    • SEFIRC – Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle
      • Lei Orçamentária Anual – 2025
      • Taxa de Coleta de Lixo (REVOGADA)
    • SEMAD – Secretaria Municipal de Administração
      • Termo de Compromisso LGPD
      • Requerimento RH
      • Processos Seletivos e Concursos
    • SEDECT – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
      • Carta Consulta – Novas Indústrias
  • TRIBUTOS
    • IPTU Fácil
    • Alvará de Funcionamento
    • IPTU
    • ISS
    • ITR
  • LICITAÇÃO
    • Licitações
    • Contratos
    • PCA 2024
  • TRANSPARÊNCIA
  • ALVARÁ OBRAS
  • CONCURSO
  • OUVIDORIA
  • DIÁRIOS
    • Diário Gov MS
    • Diário Assomasul
    • Diário Oficial da União
  • CONSELHOS
  • EMPREGO
  • NOTÍCIAS
    • Fake News
    • Gabinete
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Castramóvel
      • Monkeypox
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Influenza A
      • Influenza A
      • Mapa Covid-19
      • Mapa da Dengue
      • Sarampo
      • Vacinação Covid-19
    • SEMEC
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
        • Lei Paulo Gustavo
        • Festa Folclore
        • Galeria Festa do Folclore
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEDECT
      • Boletim Econômico
      • Feira Central
      • Turismo
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEGOV
      • Plano Diretor
      • Habitação
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SEJUVEL
    • SEMEA
    • SMAS
  • CIDADÃO
  • EMPREENDEDOR
  • AGENTE PÚBLICO
    • Código de Ética
    • E-mail
    • Ponto Digital
    • Holerite
    • TL Previdência
    • Denúncia de Ética
    • Requerimento RH
  • TRANSPORTE PÚBLICO
sexta-feira, 17 maio 2019 / Publicado em SEMEC

Famílias se encantam com Apresentação do Projeto “Pequenos Cientistas” desenvolvidos no CEI “Clarinda Dias Conceição”

Mais de 200 crianças de 2 a 5 anos do Centro Educacional Infantil (CEI) “Clarinda Dias Conceição” participarão nesta sexta-feira (17) da Apresentação do Projeto “Pequenos Cientistas” para os pais e familiares.

Desenvolvido pela professora e coordenadora, Thaisa Karla Linhares Lucena, o projeto tem como objetivo trabalhar a ciência por meio de pesquisas e experiências observadas e desenvolvidas pelos próprios alunos.

“Percebemos no dia a dia que os alunos têm essa curiosidade de saber o porquê das coisas e como elas funcionam, mas muitas vezes não sabemos respondê-las. Buscamos assim com o projeto que a criança busque a descoberta a partir delas mesmas, mudando o jeito do professor trazer tudo pronto, mas ele planejar a partir das dúvidas das crianças”, disse.

Entre as experiências desenvolvidas por meio das necessidades encontradas em cada sala de aula estavam como o corpo humano funciona para trabalhar com os alunos a importância da alimentação e das vitaminas; a máquina do abraço trabalhando com os alunos a afetividade e o hormônio liberado com o ato (ocitocina); trabalharam o céu e as estrelas; a mistura das cores; porque não vemos o ar; além das transformações vivenciadas com as experiências.

Para Thaisa “as experiências são importantes para que a criança desenvolva a curiosidade e não perca a autonomia de descobrir como as coisas funcionam para aprender sempre”, explicou.

Ivani Barbosa Montalvão, diretora do CEI acredita que “desenvolver projetos como estes em nossa Unidade faz com que sigamos o nosso principal objetivo: a criança ser uma prioridade absoluta”. Trabalhamos desenvolver uma cultura mais elaborada saindo do senso comum e agregando valores nos nossos projetos. Com isso acreditamos que elas são capazes de aprender mesmo que pareça um grande desafio como trabalhar ciência com crianças desta idade”, disse.

Para Lorena Mariah Vieira Gutierrez, mamãe do Heitor de 2 anos, “o sentimento é de gratidão pelo empenho da escola e do corpo pedagógico e de satisfação por ver seu filho aprendendo e se desenvolvendo muito além das expectativas para a idade dele. Quando vemos em casa eles desenvolvendo as próprias experiências e explicando o processo para nós mostra que entenderam o projeto e vão replicar e isso nos deixa muito felizes”, disse.

Já a mamãe do Samuel de 3 anos, Bárbara Luiza de Lima Soares, ficou muito feliz de ver o desenvolvimento do filho. “Vejo a diferença na educação com o meu filho que é mais velho e não realizou atividades como estas. O Samuel adora e chega em casa ensinando o irmão. Fico sempre muito feliz ver projetos tão positivos quanto esse”, disse.

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability