Na tarde desta quarta-feira (08) a Secretaria de Educação e Cultura realizou na Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão a festa julina da Rede Municipal de Ensino (REME). O encontro marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2009, com alunos dos Centros de Educação Infantil (CEI´s) e de 12 Escolas Municiais.
A festa que começou às 13 horas foi até o final da tarde. Comidas típicas como chocolate quente, pipoca, bolo de fubá e cachorro quente foram distribuídas aos alunos. O evento contou com o trabalho de cerca de 50 profissionais da Educação.
Na ocasião também foi realizado o 3º Festival de Quadrilhas, com apresentações dos alunos.
O casal de alunos e companheiros de quadrilha, Aires Henrique dos Anjos Caldas, 10 anos e Larissa Maiano Junqueira, 9 anos, ambos da Escola Presidente Médice, apresentaram-se na festa julhina. Sempre danço quadrilha. Estou gostando de participar, disse Aires. Essa é a primeira vez que dançamos juntos. Ensaiamos bastante para não errar, entregou Larissa.
Antes de apresentar os passos ensaiados, o casal de alunos acompanhou a apresentação dos Centros de Educação Infantis (CEI´s). Os pequenos alunos, vestidos a caráter, mostraram que também sabem dançam quadrilha e arrancaram elogios de pais e professores que assistiam atentos as apresentações.
Sempre que posso acompanho as apresentações que meus filhos fazem nas escolas. Essa de hoje está linda, disse empolgada Lucimara da Silva, mãe de Camili Victória, de 5 anos, aluna do CEI Jaci Cambuí.
Resgate cultural e integração
Nosso objetivo é fazer com que através desses encontros possamos resgatar a cultura e a tradição dessa festividade, e aliado a esse resgate, possamos também promover a integração entre os alunos, enfatizou o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan.
Assistindo atento às apresentações, o secretário falou de outros objetivos da Secretaria de Educação e Cultura.
A escola deve ser um lugar dinâmico, onde os alunos possam ter uma participação ativa e alegre, e é isso que queremos fazer. Essa interação entre os alunos e professores de todas as escolas da REME facilita todo esse processo. Uma festa alegre como essa colabora em muito com a interação apontou Mário.
A Assistente Social Sueli Castro Pinto reiterou as palavras do secretário. Nenhuma escola pode viver isolada. O que assistimos aqui não é apenas uma festa linda realizada pela Secretaria em prol de nossos alunos, mas é também um trabalho essencial para a integração dos alunos. Essa integração vem sendo algo amplamente reforçado pelo professor Mário Grespan. Isso é fundamental para que os trabalhos tenham um resultado positivo, finaliza.
Como forma de incentivar a interação e o resgate cultural, as escolas participantes do 3° Festival de Quadrilhas receberam troféus como lembrança do encontro.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO