Foi realizada nesta terça-feira (9) mais uma ação do Guardiões: Projeto Nascente na Escola Municipal de Educação no Campo Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, em Garcias. A capacitação para formação de educadores ambientais formou 20 alunos e cinco professores desta unidade escolar. O curso foi ministrado pelos integrantes do Grupo de Educadores Ambientais GEA – Viva Verde, da UFMS, e contou com a colaboração do coordenador do Guardiões: Projeto Nascente, Urbano Azambuja.
A programação teve início às 8 horas e contou com dinâmica para motivação dos participantes, vídeo sobre educação ambiental, dinâmicas e troca de experiências. Já na parte da tarde, alunos e professores formaram grupos para discutir sobre os temas: florestas, animais, aquecimento global, água e lixo, apontando problemas e possíveis soluções para os mesmos.
Antes da conclusão do curso, os educadores ambientais do GEA Viva Verde deram seu posicionamento sobre a participação do grupo em formação, e se disseram surpresos e satisfeitos com o conhecimento dos alunos.
Para Urbano Azambuja, o Projeto Nascente, que possibilitou mais uma formação de educadores ambientais, está no caminho certo, uma vez que, segundo Urbano, os grupos formados estão assimilando um alto nível de conhecimento sobre o assunto.
Prática
Já nesta quarta-feira (10), alunos e professores participantes saíram de Garcias por volta das 6h30 para uma complementação do curso no Parque Natural Municipal do Jupiá, com dois capacitadores do GEA. No passeio foram apresentadas várias dinâmicas utilizando a técnica de aprendizado sequencial.
Os participantes foram divididos em dois grupos para fazer uma trilha pelo Parque, onde observaram o meio e treinaram a sensibilização do grupo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO