A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Assessoria Educacional e Pedagógica, com apoio do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, realiza nesta quinta e sexta-feira, dias 1º e 2 de outubro, o III Encontro “Saber ao Vivo”. O evento tem como objetivo a troca de experiências e conhecimento entre docentes, que nesta edição destaca projetos educacionais do aniversário de centenário de Três Lagoas.
O evento tem como público alvo professores do 6º ao 9º de todas as disciplinas da Rede Municipal de Ensino (REME). Participam da gestão do “Saber ao Vivo” os coordenadores de Área da Semec Maria Helena Ferreira, Vera Lucia Dutra de Melo, Inozemar de Souza Fraga e Urbano Azambuja.
De acordo com a coordenadora da Área do Ensino Fundamental, Maria Helena Ferreira, o evento é a culminância de encontros realizados durante o ano, que tiveram propósito de reunir docentes que realizam projetos educacionais no âmbito escolar. “Os encontros periódicos cumpriram o papel de acompanhamento e manutenção dos projetos realizados pelos professores durante o ano. No “Saber ao Vivo” os docentes poderão apresentar quais os resultados dos projetos e também trocar experiências, vivências e conhecimento que obtiveram durante o ano”, explica.
No dia 1º, no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, a partir das 19h, os participantes prestigiarão uma palestra com a doutoranda em História da Arte Beatriz Pinheiro de Campos. Além disso, no mesmo dia, serão realizadas apresentações culturais, sorteio de brindes, e confraternização para os docentes.
Já no segundo dia será realizada a “Comunicação” dos trabalhos, momento da troca de experiência entre os docentes. Segundo Maria Helena, cada docente em suas respectivas áreas, apresentará um projeto referente ao seu trabalho desenvolvido em sala de aula com seus educandos, aos seus pares. Cada disciplina ficará em uma sala o que oportunizará a efetivação da troca de experiência.
O certificado para os docentes será de 60h. As apresentações serão realizadas durante todo o dia na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza. “Os projetos deste ano destacarão o centenário de Três Lagoas, portanto, cada professor dentro da sua área poderá mostrar de que forma resgatou a história de Três Lagoas e quais as experiências que tiraram desse trabalho, esta troca é essencial para fortalecimento da docência e também da manutenção da cidadania”, finaliza.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca