A prefeita Simone tebet (PMDB) inaugurou, nesta quarta-feira (28), o prédio da Junta do Serviço Militar e o Arquivo Geral da Administração Municipal. A solenidade de inauguração contou com a presença de secretários e servidores municipais, do comandante da 2ª Cia de Infantaria, capitão Hidenobu Yatabe e do Tenente Coronel Eliseu Machado, comandante da 30ª Circunscrição de Serviço Militar (30ª CSM). Essa circunscrição é subordinada diretamente ao Comando da 9ª Região Militar, e tem como missão a execução e a fiscalização do Serviço Militar – recrutamento e a mobilização de pessoal – em todo o Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças em Goiás.
O prédio
O prédio fica na Rua João Carrato, no Centro. O local, que já abrigou a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal foi completamente reformado. Recebeu novo piso, forro, telhado, sanitários, além de pintura e reforma das partes elétrica e hidráulica.
Além da parte estrutural, o prédio ganhou também novo mobiliário. Foram adquiridas novas estantes, mesas, cadeiras e computadores. A Junta está totalmente informatizada, com conexão direta com o Ministério do Exército, possibilitando o alistamento em tempo real. O investimento na reforma foi de R$ 51,5 mil.
O arquivo geral tem espaço de 167 m3, que servirá para armazenar documentos de todas as secretarias da Administração.
As Juntas de Serviço Militar são órgãos executores do Serviço Militar e de responsabilidade dos municípios. À Prefeitura cabe a responsabilidade pelo alistamento de seus municípios.
Serviço Militar
No ano em que o cidadão brasileiro completar 18 anos, ele deve comparecer à Junta de Serviço Militar da cidade onde reside para efetuar seu alistamento militar: (período de 1º de janeiro a 30 de abril).
O jovem deverá conduzir a Certidão de Nascimento (original), uma foto 3×4 e comprovante de residência. Caso tenha sido aprovado em vestibular, ou esteja cursando Medicina, Odontologia, Farmácia ou Veterinária, poderá pedir adiamento de incorporação até o término do curso na faculdade.
Assessoria de Comunicação