A Prefeita Simone Tebet (PMDB) exonerou nesta terça-feira (1º), a pedido, o secretário de Saúde, Jorge Martinho e nomeou a diretora de Vigilância e Saneamento, Elenir Terezinha Neves de Carvalho, para assumir a Gestão da Secretaria.
Em entrevista nesta quarta-feira (2), Jorge Martinho explicou que o afastamento é para cumprir a legislação eleitoral, já que é pré-candidato a vereador pelo PMDB.
O ex-secretário de Saúde informou que a sua pré-candidatura deve contribuir para a reeleição da prefeita Simone Tebet (PMDB). Este projeto, esta forma de administrar implantada pela prefeita Simone, precisa ter continuidade.
Com relação a um possível retorno ao cargo de Secretário de Saúde, Martinho, esclareceu que após a eleição a decisão fica para a prefeita. Saio primeiro para pleitear junto ao meu partido e depois como candidato ajudar a prefeita Simone.
Sobre o trabalho realizado na Secretaria de Saúde, Martinho ressaltou a atual administração e as realizações em equipe. Não podemos falar da saúde sem falar da prefeita Simone e os investimentos feitos no setor.
O ex-secretário agradeceu o apoio de sua equipe e da prefeita. Muita coisa ainda existe para ser feita, mas estamos com saldo positivo.
A farmacêutica Elenir assume a gestão da Secretaria até o mês de dezembro, final do mandato da atual administração. O trabalho terá continuação, concluindo os projetos que já foram iniciados, enfocou Martinho.
Para Elenir, o planejamento da Secretaria de Saúde será seguido. Temos metas para cumprir e relatórios de Gestão para dar continuidade nos trabalhos.
A nova secretária de Saúde destacou o pensamento e a forma de trabalhar. Agora coube a nós a responsabilidade de assumir a Secretaria.
Elenir enfocou que está bastante feliz pela oportunidade. Fico feliz pelo voto de confiança da prefeita e de toda a equipe.
Quanto ao cargo do Departamento de Vigilância e Saneamento, Elenir informou que uma readequação deve ser feita para que o setor não tenha prejuízo. Temos uma equipe bem preparada, destacou.
Referência
Martinho avaliou o tempo que permaneceu na Secretaria de Saúde como positivo e ressaltou trabalhos como a implantação do serviço de oncologia em Três Lagoas. É um serviço de referência e que vai agregar profissionais que não tinham no município, fechando o ciclo do sistema.
Para Martinho a oncologia é a maior obra da Saúde. É a grande obra por que o serviço de oncologia consegue trazer outras especialidades e mudar o perfil da saúde em Três Lagoas.
O ex-secretário lembrou que como sanitarista concursado deve retornar ao cargo. Vou continuar na Prefeitura, como apoio técnico, até que o período eleitoral permita.
Dengue
O combate à dengue foi outra grande ação da saúde. De acordo com Martinho, o conjunto dos trabalhos realizados é que proporcionaram os resultados atuais. Temos que destacar o Ecoponto que foi uma parceria com a promotoria e retirou cerca de 75 toneladas de pneus inservíveis do município.
Segundo Martinho, o município tem chamado a atenção do Ministério da Saúde em razão dos métodos novos. Interessa ao Ministério fazer uma pesquisa sobre a eficácia dos métodos que implantamos com sucesso em Três Lagoas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO