Através de uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, a prefeitura de Três Lagoas está promovendo uma limpeza completa na Lagoa Maior. Por determinação da prefeita Simone Tebet (PMDB), o trabalho teve inicio na manhã desta sexta-feira (14) e deve ir até quarta-feira que vem.
Com a utilização de uma retroescavadeira, um caminhão, e servidores do DOS (Departamento de Obras e Serviços Urbanos), estarão sendo limpas todas as caixas de contenção existentes em torno da lagoa. O serviço, segundo o secretário do Meio Ambiente, Cristovam Canela, atende reivindicação antiga da população, principalmente, dos freqüentadores do local.
Além de facilitar o escoamento das águas pluviais, a limpeza das caixas de contenção vai impedir a proliferação de mosquitos e larvas. É a lagoa melhor cuidada, observa Canela. A passagem das águas da chuva está sendo desobstruída com a retirada do excesso de terra e mato, serviço que há quatro anos não era executado, diz um dos servidores.
Proibição da pesca
Simultaneamente, uma outra equipe está atuando na limpeza do interior da lagoa, com a retirada de lixo como plástico, coco da Bahia e garrafas PET, que são deixados por pescadores e freqüentadores das tardes e noites de domingo.
Inclusive, por conta desta sujeira, o secretário está avaliando a possibilidade de restringir ou mesmo acabar com a pesca no local. Antes de seguir para o aterro sanitário, a sujeira retirada será depositada nas proximidades do bosque da lagoa, segundo o secretário, para que a população tenha a noção do prejuízo causado pela pesca irregular e pelo descaso de uma parcela da população.
Lixeiras
Na semana que vem a prefeitura começa a instalação de lixeiras em pontos estratégicos da cidade. Ao todo serão 300 unidades. As 70 primeiras serão colocadas na lagoa e numa segunda etapa, serão contemplados o cemitério e o centro da cidade. As lixeiras estão sendo fabricadas pelo próprio DOS.
Assessoria de Comunicação