O lançamento da operação foi feito pela prefeita Simone Tebet (PMDB), às 7h, na esquina da Avenida Rosário Congro com a Rua Marcílio Dias, no Santa Rita.
Participaram do lançamento o vereador Jorginho Gás, os secretários, de Obras, Getúlio neves e de Saúde, Jorge Martinho, representantes do Departamento de Obras e representantes dos setores envolvidos, além das pessoas convocadas para o trabalho.
Antes de iniciar os trabalhos, a prefeita fez uma reunião com os trabalhadores onde explicou os objetivos da iniciativa e o pediu empenho de todos.
Desta vez, a operação terá como objetivo único a limpeza de terrenos baldios.
Desta segunda etapa participam equipes das Secretarias de Obras e Saúde, Exército e Agesul, além de 10 tratores, caminhões, máquinas e equipamentos de borrifação.
O trabalho desenvolvido por eles será o de limpeza e roçada de terrenos baldios, sendo que, desta vez não será realizado o trabalho de coleta e retirada de galhadas e entulhos, como se deu na primeira etapa da operação, realizada no ano passado.
O objetivo da iniciativa é eliminar criadouros de vetores de doenças, como os mosquitos Aedes Aegipty, causador da dengue e do flebótomo, causador da leishmaniose.
De acordo com a prefeita Simone Tebet, a limpeza de terrenos particulares será cobrada do proprietário. A prefeitura vai limpar, mas vai enviar a conta ao proprietário. A obrigação de manter o terreno limpo é do proprietário. Como em muitos casos estes não se preocupam com a limpeza, vamos fazer e mandar a conta, explicou a prefeita.
Trabalho de conscientização
Além de lançar a operação Cidade Limpa 2, a prefeita Simone aproveitou a presença de um grande número de pessoas na feira pela manhã e foi, pessoalmente, fazer um trabalho de orientação e conscientização junto à população.
Munida de panfletos informativos sobre a dengue, a prefeita, juntamente com o secretário de Saúde e a vereadora Vera Helena orientaram as pessoas sobre os cuidados com a doença, maneiras de prevenção e como proceder em caso de denúncias.
Este é um trabalho que tem que ser feito continuamente. A dengue só será vencida ser houver a participação de todos. Por isso a orientação e a conscientização são tão importantes, explicou a prefeita.
Assessoria de Comunicação