A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), atende diariamente a mais de 1,35 mil alunos, matriculados nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (REME), com transporte escolar gratuito.
Nesse total, estão incluídos os mais de 800 passes escolares gratuitos, usados no Transporte Coletivo Municipal Urbano, cedidos mensalmente aos alunos da REME, como informou o secretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto.
“Seguindo as orientações da prefeita Marcia Moura (PMDB), o transporte escolar gratuito excede, em muito, o que seria de obrigação legal da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou Mario Grespan.
“A obrigação legal da Semec e do Estado seria atender apenas ao transporte escolar gratuito dos alunos da Zona Rural, que precisam e têm direito a estudar na Cidade”, informou.
Segundo dados da Coordenadoria de Transporte Escolar da Semec, a Prefeitura de Três Lagoas mantém uma frota própria de 10 ônibus escolares, que busca e leva diariamente mais de 250 alunos, que residem na Zona Rural e estudam na Cidade.
“São alunos de todas as séries do Ensino Fundamental, que saem de madrugada das Fazendas para estudar no período matutino, em várias escolas da Cidade”, explicou o coordenador de Transporte Escolar, professor Dalmo Queiroz de Oliveira.
ZONA URBANA
Mesmo não sendo obrigação legal da prestação do serviço de transporte escolar gratuito na zona urbana, a Prefeitura de Três Lagoas mantém dois ônibus, que atendem a mais de 250 alunos das seguintes Unidades: Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, Escola Municipal Professora Marlene Noronha Gonçalves, Escola Municipal Olyntho Mancini, Centro de Educação Infantil (CEI) Guanabara e CEI Professora Cida Castro, Escola Municipal São Carlos, Escola Municipal Eufrosina Pinto e Escola Municipal Professor Odeir Antônio da Silva (São João).
“Esses dois ônibus atendem também a alunos da Escola Municipal Professora Flausina Assunção Marinho, do Bairro Santa Rita, para a Avenida Rosário Congro, onde a Escola foi instalada provisoriamente no antigo prédio da Escola Estadual João Ponce de Arruda , devido ao incêndio dessa Unidade”, lembrou o professor Dalmo.
“Todos os ônibus escolares seguem percurso previamente estabelecido e os alunos que usam o transporte gratuito são também devidamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Educação”, informou o coordenador de Transporte Escolar.
“Recentemente, em atenção à solicitação da prefeita Marcia Moura, esses ônibus atendem também aos alunos das famílias do Residencial Novo Oeste. Por questões de segurança, os ônibus fazem ponto de parada em frente ao Velório Municipal”, explicou.
Quanto ao Residencial Novo Oeste, os estudantes que precisarem de transporte gratuito poderão adquirir junto à Secretaria de Educação o passe escolar em ônibus do Transporte Coletivo Urbano. Desde dezembro do ano passado, foi implantada linha do coletivo, para atender às famílias do Residencial Novo Oeste e bairros adjacentes.
INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO
Em atenção ao direito que todos têm de inclusão social por meio da educação, a Prefeitura de Três Lagoas também mantém um ônibus, com todas as exigências e normas que atendam à acessibilidade de alunos com tratamento especial. É um ônibus com quatro boxes que dão segurança às cadeiras de rodas e mais quatro bancos, que transporta diariamente esses alunos, de suas casas até à respectiva Escola e vice-versa.
Completando esse serviço, a Secretaria Municipal de Educação atende gratuitamente o transporte escolar de mais de 40 alunos que precisam de atenção especial.
“São três vans terceirizadas que pegam as crianças com tratamento especial, diariamente nas suas casas até à Escola”, informou o professor Dalmo.
Assessoria de Comunicação