
Os alunos da Escola Municipal de Educação no Campo, Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, localizada no Distrito de Garcias, receberam nesta terça-feira (18) uma palestra com o tema Matas Ciliares e Proteção das Águas. A secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura, juntamente com o coordenador de Educação no Campo, Urbano Rodrigues Azambuja e a gerente de Relações com a Comunidade e Comunicação da International Paper, Marisa Coutinho, também participaram do encontro.
A palestra, que integra o projeto de preservação ambiental Guardiões: Projeto Nascente, foi ministrada pelo biólogo do Programa de Educação Ambiental da IP em Luiz Antônio, Carlos Eduardo Bevilaqua.
Durante a palestra, o biólogo expôs o tema para alunos do 1º ao 8º ano explicando sobre a distribuição da água no planeta, a água como recurso renovável e o seu ciclo, a contaminação da água e a sua conservação, a preservação das matas ciliares, o manejo das micro bacias, e as funções da mata ciliar.
Ao final, Carlos Eduardo apontou para os alunos como eles podem contribuir de forma concreta na preservação do meio ambiente local e principalmente na recuperação e manutenção da bacia do córrego do Distrito de Garcias, informando as técnicas de recomposição da mata ciliar e qual a medida da área para se plantar as espécies no entorno dos rios.
Projeto
A secretária de Educação avaliou como fundamental trabalhar com essas questões que estão intimamente ligadas com a realidade desses alunos. Aprendendo mais sobre o meio ambiente, os alunos se tornam colaboradores na luta pela preservação, além de se sentirem estimulados a desenvolver as atividades do projeto Nascente, destacou Márcia.
Sobre o projeto, Márcia afirmou que todas as etapas do cronograma estão sendo cumpridas, com palestras, visitas e levantamentos. O projeto tem a participação de pelo menos 110 alunos e é visível o crescimento e o envolvimento dessas crianças com as questões propostas, avaliou a secretária.
Lançado no mês de setembro de 2007, o Guardiões: Projeto Nascente tem por objetivo desenvolver atividades de educação ambiental com os alunos da EMEC Professora Elma Garcia Lata Batista Pólo, de Garcias.
Entre as atividades já realizadas, os alunos visitaram a CESP, o Projeto Segredo Vivo, assistiram à sessão de cinema, participaram de curso de educação ambiental, palestras sobre reflorestamento e com o promotor de Meio Ambiente.
O projeto prevê o desenvolvimento de conceitos sobre o meio ambiente e seus problemas, sensibilizando a comunidade estudantil e gerando integração entre a comunidade e a escola.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO