O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul IFMS solicitou às prefeituras de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas a possibilidade de cederem de um espaço provisório para início das atividades em 2010.
Segundo o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Serpe, as consultas às prefeituras estão sendo realizadas em outros Estados, como Amapá, Acre e Rondônia, unidades da federação que também não faziam parte da rede federal de educação profissional e tecnológica até o final do ano passado. Embora as licitações para a construção dos prédios nestes municípios estejam em andamento, e as obras iniciem em breve, a tentativa de anteciparmos as atividades acadêmicas é uma orientação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, explicou o reitor.
De acordo com o documento enviado aos prefeitos, o espaço a ser cedido deve atender inicialmente 160 alunos e 25 servidores, entre docentes e técnico-administrativos, com disponibilidade de funcionamento nos três turnos. A intenção é garantir que a população tenha acesso ao ensino profissional público e gratuito sem ter que esperar pelos trâmites que um projeto desta natureza demanda. É preciso esclarecer que esta é uma tentativa que está vinculada à liberação de concursos públicos e demais investimentos necessários, concluiu o reitor.
As administrações municipais tiveram até o dia 20 de novembro para avaliar a possibilidade ou não da cessão.
Segundo a pró-reitora de ensino do IFMS, Marcelina Maschio, os ofícios encaminhados na semana passada aos municípios, já obtiveram respostas positivas. Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã sinalizaram que existem espaços que podem atender provisoriamente o instituto. Ainda esta semana estaremos em Ponta Porã e Três Lagoas para avaliarmos se os espaços indicados pelas prefeituras são adequados para a implantação dos cursos previstos, afirma a pró-reitora.
Em Três Lagoas serão cedidas a Escola Municipal Professor Ramez Tebet e o CRASE Coração de Mãe.
Instituto
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é composto por sete campi. O primeiro a ser inaugurado é o campus Nova Andradina, em fevereiro. Na capital, as obras estão em andamento nas proximidades do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Nos demais municípios as licitações para a construção dos campi estão sendo realizadas e as atividades acadêmicas podem ser iniciadas até o final de 2010, em local provisório, caso a parceria com as prefeituras municipais sejam firmadas.
Com informações da assessoria de imprensa do IFMS.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO