A equipe do SESMT-Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, vinculado à Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Administração, recebe nesta segunda-feira e terça-feira (02 e 03), a visita de representantes da Segurança do Trabalho da cidade de Chapadão do Sul, para conhecer a estrutura funcional da unidade.
Segundo o médico do Trabalho, Sebastião Pereira Pinto “a iniciativa em conhecer o SESMT de Três Lagoas surgiu porque estamos implantando uma unidade similar em Chapadão do Sul, que também será vinculado à Prefeitura”, explicou o médico.
“Nós já ouvíamos falar da unidade daqui e decidimos conhecer melhor para utilizar Três Lagoas como modelo para implantação do setor em nossa cidade”, expressou.
Em Chapadão do Sul, a unidade será denominada como SESTAF, Setor de Saúde de Segurança do Trabalho e Avaliação Funcional.
“Durante estes dois dias, acompanharemos todo o trabalho nesta unidade para sairmos daqui com um conhecimento prévio e uma noção de iniciarmos as atividades no nosso Município”, contou.
O médico, junto da psicóloga Paula Cristina Martins Silva e do técnico de Segurança do Trabalho, Cícero Miguel de Oliveira, foram recebidos pelo técnico de segurança do trabalho do SESMT/TL, José Luiz Ribeiro Feitosa, que apresenta os setores, funcionários e coordena a visita com esclarecimentos de dúvidas e apresentação do funcionamento da unidade.
“Neste primeiro momento, nós estamos satisfeitos e admirados em conhecer a estrutura funcional”, disse o técnico de segurança do trabalho, Cícero Oliveira.
Representantes de outras Prefeituras já visitaram a unidade de Três Lagoas e/ou mantiveram contato desde a sua fundação, bem como, São José dos Campos (SP), Canoas (RS), Apucarana (PR) e Naviraí, a fim de obterem informações sobre o serviço aqui desenvolvido.
SESMT
O SESMT foi implantado pela Administração Municipal no dia 30 de julho de 2007 e tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador através da conscientização da prevenção e utilização de equipamentos de segurança. Desde que foi criado, a unidade é referência no Estado de Mato Grosso do Sul.
A unidade realiza exames admissionais, demissionais, periódicos, validação de atestados e avalia a capacidade física e mental para o trabalho mediante perícia médica.
Assessoria de Comunicação