O Departamento Municipal de Cultura, por meio da Escola Municipal de Ballet, realizou na manhã da última segunda-feira (17), aula inaugural das turmas de Baby Class e Ballet I, II e III, no anfiteatro do Colégio Dom Bosco.
A primeira aula foi ministrada pelos professores Diógenes Ramos e Gisele Martins, com a presença do coordenador do Núcleo de Dança e Moda do Departamento de Cultura, Giovani Piancelli.
Além das alunas, os pais e responsáveis também participaram da primeira aula e receberam orientações sobre a metodologia e uso do uniforme para as aulas.
TURMAS
Segundo orientação dos professores, os alunos foram divididos em quatro turmas, de acordo com os critérios de idade e conhecimentos prévios de Ballet.
– Baby Class: de 4 a 6 anos, das 7h às 8h
– Ballet I: de 7 a 9 anos, das 8h às 9h
– Ballet II: de 10 a 13 anos, das 9h às 10h
– Ballet III: de 14 anos em diante, das 10h às 11h
Cada turma conta com 20 alunos que participam das aulas três vezes por semana, sendo às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, no anfiteatro do Colégio Salesiano Dom Bosco, em seus respectivos horários.
METODOLOGIA
Segundo a professora Gisele Martins, a aula de Ballet é dividida em exercícios na barra (alunos adiantados), no centro (alunos preliminares) ou no chão (alunos iniciantes); exercícios no centro e esquema de exercícios de Port de Brás e relaxamentos.
“Os exercícios realizados no chão servem como iniciação e ajudam na postura e no alongamento, trabalham com mais ênfase as musculaturas dorsais e abdominais seguindo uma ordem de dificuldades para posteriormente serem executados na barra e no centro. Os exercícios realizados na barra permitem o aquecimento e o relaxamento progressivo da musculatura corporal. A barra permite obter mais facilmente o equilíbrio bem como manter o corpo em uma postura correta”, explicou Gisele.
UNIFORME
Para as aulas, os professores indicam que as alunas sigam algumas orientações quanto aos trajes:
O uniforme para as aulas é collant, meia calça, saia, sapatilha, redinha de cabelo, meia calça por baixo do collant.
As alunas precisam usar o cabelo com coque bem preso na altura das orelhas, sem franja, com bastante grampos e sem faixa de cabelo. Pode usar presilhas e Tic- Tac para prender a franja e demais mexas de cabelo e deve evitar coque com o cabelo molhado e o uso continuo de gel, optar por creme sem enxágue.
ORIENTAÇÕES
Em dias mais frios, usar roupas flexíveis para as aulas como calça bailarina, calça de moletom, casaco de moletom. Não se deve usar jeans nas aulas. Nesses dias, pode se usar polainas, cachecol, tocas e luvas. É indicado calçar a sapatilha apenas quando estiver dentro da sala de aula, evitando que as mesmas se danifiquem.
O professor Diógenes Ramos orienta que não é permitido levar brinquedos para as aulas de Ballet e deve se levar na bolsa apenas o necessário, como saia, sapatilha, garrafa de água. Não é permitido levar visitas para assistir as aulas de Ballet e pede-se que as alunas evitem atrasos para não perder exercícios importantes que acontecem no início das aulas e são fundamentais para o bom desempenho dos bailarinos.
Os atrasos terão tolerância máxima de 10 minutos, após isso, não será permitida a entrada do aluno e as faltas serão permitidas apenas com justificativa (atestado médico, ou outro documento que justifique). Considerando a orientação, após três faltas não justificadas por escrito, o aluno perderá sua vaga para o próximo da lista de espera.
Mais informações no Departamento de Cultura por meio do telefone (67) 3929-1133, ramal 218.
Assessoria de Comunicação