Como parte das ações realizadas na Semana Nacional de Trânsito, o Departamento de Trânsito de Três Lagoas promoveu no domingo (28) um passeio ciclístico que teve por objetivo proporcionar diversão e ao mesmo tempo, conscientizar os ciclistas sobre o seu papel no trânsito. O passeio saiu da Av. Antônio Trajano e percorreu as principais e mais perigosas vias do município, até a chegada no Supermercado Passarelli.
Em todas essas vias, o passeio foi paralisado e os participantes puderam conhecer a realidade de cada via, como número de acidentes, grau de periculosidade, entre outras informações, explicou a diretora do DMTT – Departamento Municipal de Trânsito e Transportes, Creuza Ramos.
Segundo Creusa, esse tipo de evento motiva a educação no trânsito e o lazer. Sempre promovemos eventos para trazer a população um pouco mais de educação no trânsito, destacou.
O passeio contou com a parceria do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, da equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros e da equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que esteve à postos durante todo o evento para socorro ou atendimento de qualquer tipo de acidente ou urgência médica.
No final do percurso houve um sorteio de quatro bicicletas e brindes para os participantes.
Atividades
A Semana Nacional de Trânsito em Três Lagoas foi realizada entre os dias 18 e 28 do mês de setembro. Algumas ações foram realizadas em Três Lagoas para comemorar a data, dentre elas a instalação de placas de advertência nas avenidas mais perigosas da cidade.
Também foram ministradas palestras nas escolas, e pela primeira vez a Três Lagoas, o Detranzinho veio para conscientizar a população e melhorar o tráfego de veículos no município.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de auxiliar na conscientização de pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos no trânsito enfocou em 2008 a educação para o trânsito.
Ele definiu como tema da Semana Nacional de Trânsito de 2008, a criança no trânsito. Essa escolha sensibilizou mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito.
De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total 818 foram vítimas fatais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO