‘Na manhã de terça-feira (15), data em que Três Lagoas completou 95 anos de emancipação, a prefeita Márcia Moura (PMDB) e o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), juntamente com o empresário Mário Celso Lopes, lançaram a pedra fundamental da fábrica de celulose Eldorado Brasil a ser implantada no município. O evento, que reuniu autoridades políticas, civis e militares, foi realizado na fazenda localizada na BR 158 – Km 231, onde será construída a fábrica com a maior linha de produção de celulose do mundo.
A indústria será instalada em uma área de 900 hectares, de onde ocupará 300 hectares. O restante servirá de cinturão arbóreo. A empresa Florestal Brasil, responsável pelo plantio e colheita da área florestal da Eldorado, também terá sua sede no local. A reflorestadora já tem 28,5 mil hectares de eucaliptos cultivados e conta com mil colaboradores. A sede da fazenda irá abrigar as instalações do Núcleo de Educação Ambiental da Eldorado Brasil.
Três Lagoas vai ser conhecida a partir de agora como a capital mundial do papel e celulose, destacou o governador André Puccinelli. A cidade recebe hoje um investimento de extrema importância, resultado da união do governo do Estado, município e setor privado. Esta cidade e este Estado venceram uma batalha homérica com outras candidatas, mas hoje é aqui que estamos lançando a pedra fundamental de uma indústria que vai trazer investimentos de R$ 4,8 bilhões para Três Lagoas, lembrou Puccinelli.
O governador do Estado, na ocasião, também autorizou a entrega da Licença Ambiental de Instalação para que a empresa inicie imediatamente os trabalhos no canteiro de obras.
Para a prefeita Márcia Moura, o empreendimento significa geração de riqueza para o município e desenvolvimento da economia, beneficiando diretamente a população local. É com muita satisfação e alegria que nos 95 anos de Três Lagoas lançamos a pedra fundamental desta fábrica. A Eldorado traz riqueza, gera empregos, dá renda e isso desenvolve a economia do município e de todo Mato Grosso do Sul além fronteiras, avaliou Márcia Moura. E isso graças à parceria entre o Município e Estado no apoio aos incentivos ficais. Por isso agradeço ao governo estadual que foi parceiro nas ações para atrair esta empresa e a todas as pessoas que acreditaram neste investimento, completou a prefeita.
Hoje nós estamos muito felizes em ter a certeza de estar entrando para a história desta região com o lançamento da indústria que será a maior produtora de pasta de celulose no mundo. Ao todo, devemos produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano. Somente durante a construção serão gerados aproximadamente 30 mil empregos entre diretos e indiretos. Depois de pronta, teremos aqui três mil novos postos de trabalho, contabilizou o presidente da Eldorado Brasil, Mário Celso Lopes. Segundo o empresário, a obra deverá ficar pronta em dois anos.
Isenções
O governo do Estado juntamente com a da prefeitura de Três Lagoas trabalharam em conjunto com leis de incentivo fiscal oferecendo para a indústria até 90% de isenção no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que, de acordo com o presidente da Eldorado, Mário Celso, foi um dos principais motivos para a instalação da empresa no município.
De acordo com o governador André Puccinelli, a data de inauguração da fábrica será em 07 de setembro de 2012. Será um orgulho ter instalada, em nosso Estado, esta indústria que mostra ao mundo o cuidado ambiental sem preterir o empreendedorismo, disse André.
Durante a solenidade também foi lacrada a Cápsula do Tempo, contendo jornais da data e, entre outros artigos, um pergaminho assinado pelo governador André Puccinelli, o vice-governador Murilo Zauith, o presidente da Eldorado Brasil, Mário Celso Lopes, a prefeita Márcia Moura e outras autoridades. A cápsula deve ser aberta em 90 anos.
Também participaram da solenidade de lançamento da pedra fundamental o deputado federal Waldemir Moka
o deputado estadual Akira Otsubo