‘A prefeita Márcia Moura inaugurou na manhã desta quarta-feira (27), na Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho, a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a finalidade de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O projeto foi implantado com recursos próprios do Município e articulado com a proposta da escola regular, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula do ensino comum.
A diretora da Escola Flausina de Assunção Marinho, Eva Torres Latta Nascimento, falou sobre a importância desse trabalho. Externo minha felicidade quando da implantação da sala de atendimento educacional especializado em nossa escola. Me lembro quando conversei com a Jussara e disse que foram construídas duas novas salas para atender à comunidade, mas ela expôs a proposta e eu aceitei na hora, contou Eva.
Emocionada, a diretora pedagógica, Jussara Fernandes, falou sobre os atendimentos e apresentou a equipe multidisciplinar que desenvolve as atividades desde o mês de março. Só sentimos essa emoção nós educadores e vocês pais, pois sabemos o quanto é difícil inserir os seus filhos na sociedade e trabalhar com a minoria, com ações que sejam aceitas e nós somos aceitos. Precisamos excluir esses preconceitos e trazer essas crianças para nós. É isso que queremos para os nossos filhos e também para os filhos de vocês, disse Jussara.
Em sua fala, a prefeita Márcia Moura parabenizou a iniciativa e destacou a importância desse projeto que visa a inclusão e a diversidade. Quero dizer que aprendi muito com vocês. Para mim era um desafio muito grande, achava que seria difícil, mas a Educação de Três Lagoas me provou o contrário, pois temos uma equipe que busca atingir os seus objetivos, pontuou Márcia.
A prefeita também agradeceu aos profissionais envolvidos nesse projeto, à diretora da Escola por ter aceito a proposta, aos pais e aos alunos que receberam com carinho as crianças atendidas que terão as mesmas oportunidades que qualquer outra criança, deixando a lição de vida, amor e de superação de qualquer dificuldade, concluiu Márcia.
Representando os pais de alunos atendidos no local, o casal Edilson Batista e Geneci dos Reis, agradeceu essa iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Departamento Pedagógico. Estamos só há cinco meses em Três Lagoas e notamos o avanço e o desenvolvimento do nosso filho. Ele frequenta as aulas pela manhã normalmente e participa do projeto à tarde. É um projeto de educação maravilhoso, trazemos ele e ficamos seguros, tranquilos, porque toda a equipe tem um carinho muito grande por ele, avaliou o casal.
Segundo Jussara Fernandes, já foram aprovados recursos para a implantação de mais três salas de atendimento educacional especializado nas Escolas Municipais.
A secretária de Saúde, Eliane Brilhante, também prestigiou a inauguração da sala que contou ainda com apresentações do Coral Doce Encanto e ao final, três alunos transmitiram em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) a seguinte mensagem, traduzida por uma das professoras: Prefeita Márcia Moura, nós te agradecemos por oferecer uma Educação para todos.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Para o desenvolvimento deste trabalho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura conta com uma equipe multidisciplinar formada pelos seguintes profissionais:
– Dois professores especializados na área de Educação Especial
– Estagiária de Fisioterapia