Prefeitura Três Lagoas

  • INÍCIO
  • SERVIÇOS
    • LEIS MUNICIPAIS
    • CARTA DE SERVIÇOS
    • TELEFONES ÚTEIS
    • CONCURSOS E PSS
    • SERVIDOR
      • Página do Servidor
      • Pacote de Logomarcas
      • TL Previdência
      • Ponto Digital
      • Holerite
      • E-mail
      • Sistemas
        • Portal do Servidor
        • Plataforma Ava Moodle
        • Legislação
        • Estatuto
        • Matrícula Reme
        • Depart. Pessoal – RH
        • Gestão Cemitério
        • Gestor de Saúde
        • Gestor de Frota
        • Gestor de Habitação
        • Gestor Social
        • Gestor Escolar
        • Avaliação de Desempenho Pessoal
    • CEIS
    • ESCOLAS
    • EMPRESÁRIO
    • CIDADÃO
    • REDE MUNICIPAL DE SAÚDE
    • CRE-TL
    • CRAS
    • VACINAÇÕES
      • Sarampo
      • Influenza
      • Covid-19
    • SCFV
    • CASTRAMÓVEL
    • DEFESA CIVIL
      • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
      • Como agir em desastres
    • GESTÃO DE RESÍDUOS
      • Coleta Seletiva
      • Coleta Convencional
      • Biblioteca
      • Cadastro
      • Contribuições
    • SANEAMENTO
      • Sobre o PMSB
      • Planejamento do PMSB
      • Contribuições PMSB
      • Downloads PMSB
    • MATRÍCULA REME
    • CONSELHOS
    • ALVARÁ DIGITAL
    • TRANSPORTE
  • OUVIDORIA
  • TRANSPARÊNCIA
    • Portal da Transparência
    • SIC
  • NOTÍCIAS
    • Gabinete
      • Defesa Civil
      • Procon
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Boletim Monkeypox
      • Castramóvel
      • Mapa Covid-19
      • Vacinação Covid-19
      • Ações Coronavírus
      • Boletim Covid-19
      • Influenza A
        • Boletim Influenza A
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Sarampo
      • Mapa da Dengue
    • SEINTRA
      • Trânsito
    • SMAS
    • SEMEC
      • Festa Folclore
      • Cultura
        • Auxílio Emergencial Cultural
    • SEMEA
    • SEJUVEL
    • SEMAD
      • Servidor
      • TL Prev
    • SEGOV
      • Habitação
    • SEFIRC
      • IPTU
    • SEDECT
      • Turismo
  • TRIBUTOS
    • Modelo de Requerimento
    • Guia de Informações do ITBI
    • ITR
    • IPTU
    • ALVARÁ
    • CERTIDÕES
  • SECRETARIAS
    • Gabinete
      • Nossa História
      • Prefeito
      • Vice-Prefeito
      • Conselhos Municipais
      • Defesa Civil
        • Como agir em desastres
        • Serviço de Alerta de Desastres Naturais
    • SMS
      • Mutirão Limpeza
      • Monkeypox
      • Encoleira Cão
      • Castramóvel
      • Ações Coronavírus
      • Mapa Covid-19
      • Vacinação Covid-19
      • Boletim Covid-19
      • Boletim Influenza A
      • Sarampo
      • Influenza
      • Boletim Dengue e Leishmanionse
      • Mapa da Dengue
    • SMAS
      • Acessibilidade
      • Família Acolhedora
      • Serviços de Convivência
      • CRAS
      • Centro de Apoio à Pessoa
    • SEMEC
      • Matrícula Digital REME
      • Escolas Municipais
      • Centros de Educação Infantil (CEIS)
      • Lei Aldir Blanc
      • CRE-TL
    • SEMEA
      • Cadastro Técnico Municipal
      • Lista de Podadores
      • Adote uma Árvore
      • Gestão de Resíduos Sólidos Municipais
        • Coleta Convencional
        • Coleta Seletiva
        • Contribuições
        • Cadastro
        • Biblioteca
        • Taxa de Coleta de Lixo
    • SEMAD
      • Concursos e PSS
      • Servidor
      • TL Previdência
    • SEJUVEL
      • CRE-TL
    • SEINTRA
      • Mapa Interativo de Obras
      • Transporte Público
      • Meu Bairro Limpo
    • SEGOV
      • Programa de Metas
      • Governança
      • Carta de Serviços
      • Habitação
      • Macrodrenagem e Recuperação Ambiental
      • Plano de Mobilidade Urbana
      • Plano Diretor
    • SEFIRC
      • Agenda de Licitações
      • Guia de Informações do ITBI
    • SEDECT
      • Feira Central
      • Boletim Econômico
  • DIÁRIO
    • Diário Oficial de MS
    • Diário Oficial da União
  • LICITAÇÕES
    • Licitações e Contratos
    • PCA – Plano de Contratações Anuais
      • PCAs (Versão PDF)
      • PCAs (Versão Excel)
  • A CIDADE
    • Nossa História
    • Prefeito
    • Vice Prefeito
  • LGPD | DEP. TI
  • CONCURSO
quinta-feira, 25 abril 2013 / Publicado em SEGOV

Prefeitura apresenta Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em Audiência Pública

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, realizou Audiência Pública para apresentação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGRS), no Anfiteatro da Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus Três Lagoas, na noite desta quarta-feira (25).  

O objetivo da audiência foi informar a população, dirimir dúvidas e recolher críticas, sugestões e opiniões de segmentos envolvidos e interessados.

“Com esta audiência completa-se a última etapa da elaboração do plano para que consequentemente possamos executá-lo”, disse o secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia Milton Gomes Silveira, na abertura do evento.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada a partir da Lei nº 12.305/2010 estabeleceu como um dos seus principais instrumentos o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

“Este plano é um sonho antigo, embarcando a Lei Nacional, é um apoio ainda maior ao meio ambiente na destinação correta do lixo e outros resíduos”, destacou o promotor de Meio Ambiente de Três Lagoas, Antônio Carlos Garcia de Oliveira.

O vereador Apóstolo Ivanildo (PSB), no ato representando a Câmara Municipal, também observou que, “prevenir é melhor do que remediar e nunca é tarde para iniciar um plano, um projeto. Creio que este plano será bem executado. Só temos a ganhar”, disse o vereador.

De acordo com a explanação do engenheiro Ambiental, Diego Lanza Lima, que participou da elaboração do PGRS, o plano reúne um conjunto de ações voltadas à busca de soluções dos resíduos. “A política Nacional foi elaborada com base em 19 itens como conteúdo mínimo do plano”, disse.

PLANO DE EXECUÇÃO

O Município contará com quatro financiadoras para auxiliar na destinação correta destes resíduos, “e as indústrias devem elaborar cada uma o seu projeto de destinação de resíduos, pois são setores privados e cabe à Prefeitura cobrar de cada uma para que tudo proceda de forma coerente”, esclareceu o engenheiro.

O PGRS é uma ferramenta que irá subsidiar para maior efetividade o cumprimento das metas de redução de geração de resíduos e internalização dos custos sociais (econômicos e ambientais). Com isso cada Município responsável pelo manejo de resíduos sólidos deve melhorar a capacidade institucional e operacional para a gestão dos serviços e atender às novas responsabilidades estabelecidas na Lei Federal de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A caracterização dos resíduos sólidos divide-se em borracha (3%); couro (3%); madeira (3%); matéria orgânica (51%); metais ferrosos (1%); metais não ferrosos (1%); papel (7%); papelão (7%); plástico duro (5%); plásticos maleáveis (8%); trapos/pano (2%); vidro (3%); outros materiais (7%).

Segundo pesquisa para elaboração do PGRS, detectou-se que Três Lagoas possui em média  uma geração de 0,98 Kg/habitantes/dia, sendo a composição gravimétrica média distribuída conforme citado no parágrafo acima.

São atendidos 15 setores de coleta, sendo 13 deles no perímetro urbano, 01 no setor no Distrito Industrial e 01 setor que engloba os Distritos de Arapuá e Garcias além de algumas casas de alguns ranchos.

BENEFÍCIOS

O PGRS trará benefícios à população e ao meio ambiente, bem como à preservação da saúde pública, otimização da utilização de aterros sanitários e consequentemente aumento de sua vida útil, preservação de recursos naturais e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.

AUTORIDADES

Além das autoridades já citadas, participaram da audiência, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra;  secretário de Finanças, Receita e Controle, Gilmar Meneguzzo; secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Paulo da Paz; presidente do Sest/Senat, Celso Pereira;  presidente do Rotary Clube Cidade das Águas, Marcos Moura; e demais representantes de órgãos públicos e privados e populares.

http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/20104-audiencia-publica.jpg

Print Friendly, PDF & EmailImprimir
Prefeitura Três Lagoas
TOP
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability