A Prefeitura de Três Lagoas publicou no último sábado (8) o decreto que dispõe sobre a criação do comitê gestor do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
O objetivo é melhorar a qualidade da educação básica por meio de apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação.
O Compromisso Todos pela Educação é um plano de metas que leva em contas a aprendizagem dos alunos e o fluxo escolar e foi estabelecido a partir da análise dos resultados da Prova Brasil, realizada no ano de 2005.
Os dados do SAEB Sistema de Avaliação da educação Básica e o Censo Escolar, possibilitaram que o Ministério da Educação elaborasse o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que avaliou a educação em mais de 4 mil municípios.
Através do plano de metas, o Ministério da Educação pretende estabelecer mecanismos de indução para a adoção das diretrizes e para o cumprimento de metas do índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Para a secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura, o Compromisso Todos pela Educação é de extrema importância. Não se trata de um plano político, é um ordenamento do crescimento qualitativo da educação, explicou.
Márcia esclareceu que o plano apresenta a busca dos alunos e a capacitação de professores, entre outras ações. É o plano maior da educação hoje.
A secretária de Educação informou que os trabalhos iniciaram com um levantamento criterioso dos estabelecimentos de ensino. A prefeita Simone apoiou a Secretaria de Estado de Educação, proporcionando a visita nas escolas, tanto da rede municipal, quanto estadual, onde foram realizados os levantamentos físico e pedagógico, para que fosse verificada a situação de Três Lagoas.
Segundo Márcia Moura, o Compromisso Todos pela Educação significa abrir horizontes. O município que não participar, não estará olhando a educação como fundamento de crescimento da educação. E acrescentou: Hoje, Três Lagoas está numa posição privilegiada. A cidade é conhecida em nível estadual e federal.
Plano
O Compromisso Todos pela Educação é um plano de metas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação e diz respeito à mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil. A base do compromisso é a conjunção dos esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, atuando em colaboração.
A proposta é articular os esforços para a melhoria da qualidade, oferecendo um indicador, IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é comparável entre todas as redes de ensino.
O Compromisso foi criado como uma resposta ao desejo de toda a sociedade pela qualidade da educação básica no país.
Comitê
Em Três Lagoas, onze profissionais da educação fazem parte do comitê, que será presidido pela secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura.
Além da secretária, fazem parte do comitê os seguintes servidores da Secretaria de Educação e Cultura: Neuza Inácio da Silva, representante do Departamento Pedagógico, Mário Grespan Neto, projetos especiais, Luzimara dos Santos Zanini, representante da área de Recursos Humanos, Sonilda Maria da Silva, representante dos Diretores das Unidades Escolares da REME, Eunice Brandão da Silva, representante dos professores da REME, Nelson de Oliveira Filho, representante dos Conselheiros Escolares, Neide Nascimento de Souza, representante do Conselho Tutelar, Urbano Rodrigues Azambuja, representante da Educação no Campo e Rosângela dos Santos, representante da Área de Inspeção Escolar.
Entre as atribuições do Comitê Gestor do Plano de Metas Compromissos Todos pela Educação estão previstas a elaboração do diagnóstico da situação educacional do município, o acompanhamento da implementação e execução do PAR – Plano de Ações Articuladas e avaliar os desempenhos e os resultados alcançados pelo PAR.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO