A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), participou, no último sábado, 10 de outubro, do Global Big Day, um dos maiores eventos internacionais de observação de aves. A atividade foi realizada no Parque Natural Municipal do Pombo e integra as ações desenvolvidas pelo Município para incentivar o turismo de natureza e valorizar os atrativos ambientais da região.
O encontro reuniu visitantes de Dourados (MS) e Castilho (SP), além de biólogas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Durante a visita, os participantes puderam conhecer a estrutura do Parque, observar e fotografar diferentes espécies de aves e outros animais da fauna local.
Realizado em diversos países, o Global Big Day reúne observadores de aves em uma ação colaborativa de identificação e registro de espécies. As informações coletadas são inseridas em plataformas internacionais, contribuindo para pesquisas científicas e para o monitoramento da biodiversidade.
POTENCIAL TURÍSTICO
A participação no evento também permitiu avaliar o potencial do Parque do Pombo para receber visitantes interessados no aviturismo, modalidade turística voltada à observação de aves em seu habitat natural.
A iniciativa faz parte do planejamento da Prefeitura, por meio da SETURC, para estruturar o espaço como um novo atrativo de ecoturismo em Três Lagoas, oferecendo experiências de contato com a natureza e incentivando a preservação ambiental.
Entre as ações previstas estão a preparação do Parque para abertura à visitação pública e a capacitação de condutores especializados em observação de aves. A proposta é garantir que as futuras atividades sejam realizadas de maneira organizada, segura e responsável, respeitando as características ambientais da unidade de conservação.
Além de ampliar as opções de lazer para a população, a estruturação do Parque poderá contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável, atraindo visitantes interessados na fauna, na flora e nas paisagens naturais do Município.
A expectativa é que, em 2027, o Parque Natural Municipal do Pombo participe novamente do Global Big Day, dando continuidade às ações de valorização da biodiversidade e de fortalecimento do turismo de natureza em Três Lagoas.
| Texto por: | Gabriele Moreno | Foto por: | UFMS |





0
1
2
3