Instituído em 1982, em homenagem ao ex-presidente norte-americano John Kennedy, o Dia Internacional do Consumidor é comemorado no dia 15 de março.
Em Três Lagoas, Luiz Carlos Alonso, Diretor do PROCON, aproveitou a data para avaliar o trabalho que vem sendo realizado, destacando o apoio da atual administração. O PROCON de Três Lagoas era precário, não tinha nem cadeiras, mas com o apoio da prefeita Simone, hoje estamos informatizados, sendo um dos poucos do país que possui este sistema, disse.
Em Mato Grosso do Sul, além de Três Lagoas, apenas o município de Dourados já está informatizado. O sistema informatizado garantiu a melhoria no atendimento e a agilidade, além de apresentar dados mais precisos, como por exemplo, o número de processos.
Para se ter uma idéia, em 2004, último ano da administração anterior, o PROCON registrou 320 reclamações e notificações. Somente de janeiro a março deste ano, já são 360 reclamações registradas.
Atualmente as garantias de produtos são os maiores índices de reclamações, superando inclusive a telefonia. Aproximadamente R$ 200 mil já foram restituídos nos processos pela garantia de produtos, sendo em espécie ou em um novo produto.
Crescimento
Para Alonso, o crescimento do órgão é notório. Podemos ver a evolução do PROCON. Estamos informatizados, temos fax e uma biblioteca jurídica para consulta dos funcionários, falou.
O diretor contou que quando assumiu os trabalhos havia muita dificuldade. Era preciso deslocar um funcionário até a prefeitura, ou ao Fórum para buscar os fax que eram encaminhados para nós. Nem um aparelho havia aqui, hoje temos um para cada atendente, recordou.
O PROCON de Três Lagoas é o único a ter aprovado pelo Ministério da Justiça um projeto de avaliação técnica. Mais um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado, avaliou Alonso.
Alerta
O diretor do PROCON aproveitou para alertar a população sobre aquisição de terrenos. Hoje temos o Plano Diretor que regulamenta os terrenos. As pessoas devem verificar a documentação na prefeitura, no cartório e confirmar o tipo de construção que pode ser feita no local, informou.
Luiz Carlos Alonso também alertou sobre a idoneidade dos loteamentos e imobiliárias, para que o consumidor não tenha problemas futuros.
Dia Internacional do Consumidor
No ano de 1962, o presidente dos Estados Unidos John Kennedy mandou ao Congresso americano uma mensagem e no dia 15 de março discursou defendendo os consumidores, destacando a segurança, os riscos e a qualidade dos produtos.
Em todo o mundo, países capitalistas e industrializados tiveram movimentos em defesa dos consumidores. No Brasil, há 16 anos foi criado o Código de defesa do Consumidor, considerado um dos mais avançados. Mesmo assim, o brasileiro ainda sofre com a discriminação na busca por produtos, ou serviços.
Este quadro conta e precisa do apoio dos consumidores e das entidades de defesa, aumentando o nível de exigência da população.
Criar o hábito da denúncia é um dos passos para que o consumidor possa comemorar o dia 15 de março.
Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, o PROCON distribuirá, durante todo o dia, cartilhas de orientação e dicas. Os interessados em obter o material deverão passar na sede do órgão.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO