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  • Procon/TL realiza pesquisa do Dia dos Pais e orienta na hora da compra
quinta-feira, 08 agosto 2013 / Publicado em Procon

Procon/TL realiza pesquisa do Dia dos Pais e orienta na hora da compra

Uma pesquisa divulgada pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) revela a variação de preços de diversas opções de presentes para o Dia dos Pais, celebrado todo segundo domingo do mês de agosto, neste ano de 2013, será celebrado no dia 11 de agosto.

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 6 de agosto, em 23 estabelecimentos do Município. Foram pesquisados 29 itens entre Celulares, Tablet, Barbeadores Elétricos, Notebook, Sapatos, Cintos e Cestas de Café da Manhã.

A diretora do Procon/TL, Lilian Campos, alerta que a pesquisa de preços é fundamental na hora da compra para reduzir gastos. Deve-se ainda ficar atento aos produtos em exposição, com o preço à vista, e se existir parcelamento deve ser exibido o preço a prazo. O consumidor tem que prestar atenção nos juros, se comprar a prazo, e exigir sempre a nota fiscal.

 

Em relação a roupas, calçados e acessórios, o modelo, cor e tamanho são importantes. “A troca não é obrigatória por parte das empresas, que só têm obrigação de realizar se o produto tiver defeito de fabricação. Em alguns estabelecimentos os vendedores avisam da possibilidade de troca”, destaca Lilian.

 

CARTÃO DE CRÉDITO

 

Nas compras com cartão de crédito (em parcela única) e no débito (à vista), não se pode impor limite mínimo para pagamento com cartão.

 

No caso de eletroeletrônicos, o consumidor deve testá-lo na própria loja, “verificar se o produto tem termo de garantia, manual de instruções e se estão em língua portuguesa e de forma clara”, informa a diretora do Procon.

 

Se a compra for feita pela internet, deve-se pesquisar a idoneidade da empresa vendedora e desconfiar de sites que apresentam preços muito abaixo do mercado. A empresa tem que apresentar no site o CNPJ, endereço físico e número de telefone. Uma rápida pesquisa sobre determinada empresa pode ser feita na própria internet, por meio das redes sociais e sites de reclamações.

O consumidor que compra ou contrata serviço fora de estabelecimentos comerciais (pela internet, telefone, venda a domicílio) pode se arrepender da compra ou da contratação no prazo de sete dias, a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato, esclarece o Procon.

O Procon está atento e de prontidão para eventuais problemas com os produtos adquiridos e atende na sede do Edifício das Repartições Públicas Estaduais (ERPE), na Avenida Capitão Olinto Mancini, 2.462, , Jardim Primaveril – telefones: 151, 67 3929-1819, 67 3929-1820, 67 3929-1140.

 

Assessoria de Comunicação

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