O Programa Municipal de DST/AIDS, da Secretaria de Saúde, realiza na próxima quinta-feira (20), das 7hs às 17hs, no centro Cultural Irene Marques de Alexandria, a continuidade da implantação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.
A palestra será ministrada pelos técnicos do Programa Estadual de DST/AIDS e contará com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Estadual de Educação, professores, coordenadores e alunos das escolas municipais e estaduais, ONG GAE VIDA e UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A organização do evento informou que a previsão é que participem da implantação do projeto aproximadamente 70 pessoas.
Alexandra Nunes de Souza, enfermeira e coordenadora do Programa DST/AIS, informou que o projeto visa subsidiar os professores. É preciso repassar aos pais para que eles tenham conhecimento das doenças sexualmente transmissíveis. Não adianta ter a palestra uma vez, a formação deve ser contínua dentro das escolas, esclareceu.
De acordo com a enfermeira, outros Estados já implantaram o projeto e está sendo distribuído preservativo nas escolas. O lançamento em Mato Grosso do Sul acontece agora e além de Três Lagoas mais duas cidades serão beneficiadas, informou.
Projeto
No Brasil, já existem diversas ações em conjunto entre saúde e educação com a participação da comunidade e que tratam de temas relacionados à sexualidade e à saúde em geral.
O saúde e prevenção nas escolas propõe o envolvimento de toda a sociedade, mas mantêm as Secretarias de Educação e de Saúde dos municípios como as principais responsáveis pela implementação.
O projeto é uma ferramenta para promover o diálogo e o compartilhamento de experiências.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO