‘A Associação de Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), o Centro de Tratamento Onco-Hematológico Infantil (CETOHI), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Saúde, realizam nos dias 19 e 20 de novembro, no CRASE Coração de Mãe, o curso de capacitação para Diagnóstico Precoce de Câncer Infanto Juvenil com a presença de 200 profissionais de saúde.
O projeto Fique de Olho, pode ser Câncer Infanto Juvenil é uma iniciativa da AACC/MS, que desde 2008 capacita profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde da Família (ESF), médicos, entre outros. De acordo com a coordenadora do projeto, Regina Filipini, até hoje o projeto já capacitou 1200 profissionais da saúde: muitas pessoas acabam desconhecendo os sinais da doença pela semelhança com outras enfermidades infantis, então desenvolvemos este trabalho para a conscientização de que alguns sinais e sintomas podem ser câncer infanto juvenil, explicou Regina.
Na quinta-feira (19) os profissionais foram orientados, por profissionais da área, sobre o acompanhamento psicológico do paciente e humanização, e os principais sinais e sintomas do Câncer Infanto Juvenil, com a presença do médico onco-hematologista pediátrico e especialista em transplante de medula óssea, Dr. Marcelo dos Santos Souza.
Já nesta sexta-feira (20), a capacitação abordou os seguintes temas: a importância do ESF dentro da Oncologia Infanto Juvenil
a nutrição na Oncologia Infanto Juvenil