A Secretaria de Saúde, por meio da coordenadoria de tabagismo, desenvolve desde o mês de agosto de 2008, em Três Lagoas, um trabalho de educação e prevenção aos problemas causados pelo tabaco. Os atendidos são realizados no CEM Centro de Especialidades Médicas, com consultas psicológicas em grupos de 10 a 15 pessoas, totalizando cerca de 60 atendimentos.
O INCA Instituto Nacional do Câncer, junto ao Ministério da Saúde criou o Projeto Nacional de Controle da Saúde onde materiais preventivos e medicamentos são distribuídos gratuitamente à população.
De acordo com a psicóloga Isabela Bento de Souza, coordenadora do Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo, a equipe de trabalho conta com uma Nutricionista, cinco Psicólogas, uma Farmacêutica e dois Clínicos Gerais. Nossa equipe é constituída por nove profissionais, e tentamos informar sobre os males que o tabaco traz.
Isabela destacou que muitos fumam sem saber o que estão inalando. Cerca de 4.700 substancias tóxicas são encontradas em apenas um cigarro sendo a maioria cancerígena.
Para a psicóloga, são diversas as situações que leva a pessoa a fumar. Elas optam pelo cigarro para esquecer a solidão, o nervosismo do dia-a-dia, entre outros, ressaltou.
Tratamento
Após ser realizada uma análise médica a pessoa passa por uma entrevista psicológica para saber o estado de saúde e o grau de dependência química.
O tratamento é composto por adesivos Transdérmicos de Nicotina, Bupropiona em Comprimido e Goma de Nicotina.
A quantidade e o tipo de medicamento a serem utilizados são receitados pela farmacêutica.
Causadores de Câncer
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a primeira causa de morte evitável no mundo é o tabagismo, o segundo é o alcoolismo e o terceiro é o tabagismo passivo, quando inalamos a fumaça de um fumante próximo.
Alem do câncer de pulmão o fumante poderá ter câncer de boca, onde são prejudicadas língua, assoalho bucal, e mandíbulas.
Outras informações sobre o programa podem ser obtidas através do telefone (67) 3929-1275.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO