Instruir os alunos e ensiná-los a dizer não as drogas. Esse é o objetivo principal do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que realizou a cerimônia de formatura e entrega de certificados para a turma de 2008, na manhã desta quarta-feira, (6), no ginásio poliesportivo da Faculdade AEMS.
Mais de mil alunos receberam certificados que comprovam a participação e o aprendizado dos estudantes em aulas de prevenção ao uso de drogas.
O evento contou a com a presença de autoridades civis e militares e representantes da Administração Municipal, entre elas o Secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, que na ocasião, lembrou do início do Programa em Três Lagoas e agradeceu a todos que de alguma forma colaboram com o sucesso do PROERD.
Quando tudo começou eram apenas algumas pessoas trabalhando em prol de instruir nossos alunos e garantir um futuro melhor a nossas crianças. Hoje somos muitos que seguimos juntos os mesmo caminhos. Aproveito essa oportunidade para agradecer e parabenizar todos aqueles que trabalham em prol do PROERD e de nossas crianças, enfatizou.
O Gerente da Petrobrás Unidade de Três Lagoas, Paulo Sanches, disse que a empresa, que é parceria do Programa, sempre procura participar de ações que visam o bem estar da comunidade.
A Petrobrás sempre faz questão de participar de ações que tragam benefícios a população. Há três anos estamos caminhando junto com o PROERD e é nossa intenção continuarmos nessa jornada juntos, afinal estamos colaborando para que as crianças de nossa comunidade tenham um futuro longe das drogas, explica Sanches.
Orgulhoso com os resultados do Programa e com a formação de mais uma turma do PROERD, o Coordenador do Programa em Três Lagoas, Capitão Edilson Ramos resumiu suas palavras se comprometendo com o futuro dos alunos.
Hoje é um dia muito feliz para todos nós, estamos aqui para formarmos mais uma turma de alunos e cidadãos de bem. Aqui todas essas crianças aprenderam a como dizer não. Esse é um importante passo para a construção de um mundo melhor para todos, disse.
O Coordenador informou que para o próximo ano boas novidades devem surgir.
Temos algumas novidades para o ano que vem, e a principal delas é conseguir levar o PROERD a todas as escolas da cidade. Esse é um sonho antigo que, se realizado, vai beneficiar não só as nossas crianças, mas também toda a nossa cidade, finaliza.
Resultados Positivos
Os resultados obtidos com o Programa são notórios. A firmeza e o conhecimento que os alunos adquirem após as aulas do PROERD sobre as drogas são visíveis.
Isso ficou claro na apresentação dos alunos através das redações que foram apresentadas durante a cerimônia de formatura. Uma das alunas que apresentou o texto disse que antes tinha medo das drogas, e que hoje não tem mais. E explica porque.
Antes eu tinha medo das drogas, tinha medo de quem chegava perto de mim e falava de drogas, hoje não tenho mais medo, pois sei como devo agir, sei que a primeira coisa que fazer é dizer não, ensina ela.
Programa
O Proerd é um programa educativo de prevenção ao uso de drogas, aplicado por policiais militares com alunos do 5º ano.
O Proerd foi inspirado no programa DARE (Drug Abuse Resistance Education), da Polícia Militar de Los Angeles (EUA) com o apoio de psicólogos e pedagogos, que busca envolver a escola, a família e a polícia na formação de uma rede de proteção contra o uso indevido de drogas e, como conseqüência, a exposição à violência. A idéia é formar multiplicadores dessa rede e, ao mesmo tempo, propiciar à PM a possibilidade de se aproximar cada vez mais da comunidade.
As aulas, com o acompanhamento dos professores em sala, são ministradas uma vez por semana, durante 17 semanas.
O Proerd foi implantado no Estado em 1997. Em Três Lagoas, o programa existe desde 1999.
Assessoria de Comunicação