A prefeita de Três Lagoas Simone Tebet (PMDB) e a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, participaram nesta quarta-feira (30), no anfiteatro da AEMS, da aula inaugural e assinatura do Acordo de Cooperação Mútua do Programa Profuncionário. O local ficou totalmente tomado por servidores da educação que atuam no município. O vereador Jorginho do Gás (PSDB) representou a Câmara de Vereadores.
Na solenidade, Elaine Pereira de Sá, presidente do Sinted Sindicato dos Trabalhadores em Educação destacou a conquista da categoria. Hoje para nós sindicalistas é um momento de glória.
A sindicalista recordou a luta pelo Profuncionário no município. Fizemos abaixo-assinado, buscamos e hoje é uma realidade. Sonhamos e Ousamos, falou.
Elaine agradeceu a prefeita Simone que apoiou o sindicato na conquista da qualificação dos profissionais, e enfocou: Desde o funcionário que abre o portão até o diretor, todos são professores por que estão no contexto educacional.
De acordo com Jaime Teixeira, presidente da FETEMS Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, o Estado foi um dos primeiros a aderir a esta qualificação profissional. Grande parte do projeto tem origem nos projetos Arara-azul (MT) e no Pé-de-cedro (MS), que via a unificação dos trabalhadores em Educação.
A secretária de Educação de Três Lagoas, Márcia Moura, enfocou que é a primeira vez que em Três Lagoas uma administração realiza uma parceria com o MEC Ministério da Educação para realizar uma qualificação.
Valorização
Para a prefeita Simone Tebet, a iniciativa mostra a importância de se olhar para o futuro e a aula inaugural era motivo de comemoração. Devemos olhar para frente, percorrer o caminho, apesar das dificuldades. Pela primeira vez estamos valorizando aquele que está no dia-a-dia educando nossas crianças.
A prefeita destacou os benefícios com o curso. Daqui a um ano e oito meses vocês sairão com um diploma técnico. Terão aulas de informática. E finalizou: É tempo de aprender. Educação é prioridade na vida de cada um de nós.
Simone lembrou ainda os oito anos em que o município ficou sem construir escolas. Duas coisas não pode ser perdoada no político: corrupção e descaso com a educação.
Em seguida, a prefeita falou de promessas que fez para si mesma no período de campanha e das obras voltadas à educação. Depois de 90 anos construímos a primeira escola rural do município, escolas e creches. Tudo isso fizemos nos dois primeiros anos de mandato, ressaltou.
A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa ressaltou a alegria em instalar o Profuncionário em Três Lagoas. É um beneficio dos servidores não docentes, esclareceu.
Badeca enfocou a valorização profissional dos servidores da área de educação e pediu o empenho dos cursistas no processo de formação.
A secretária também destacou o trabalho da prefeita em incentivar os servidores e encerrou falando de motivação. Quero pedir empenho e dedicação de todos os envolvimentos motivando para que não haja desistência. Isso é para melhorar a vida profissional de vocês.
Melita Aparecida Ramos Garcia Gomes, servidora da Escola João Ponce, destacou a alegria em ser beneficiada com o Profuncionário. Estou achando ótimo por que vou aprender mais. E, é uma oportunidade que esperei por muito tempo e agora estou feliz e animada em participar.
Programa
O MEC Ministério da Educação baseado em experiências já realizadas com os profissionais da educação não docentes das escolas públicas do Distrito Federal e dos Estados de Mato Grosso e Acre, apoiado pelos sindicatos filiados ao Conselho Nacional dos Trabalhadores em educação desenvolveu uma proposta para a construção de uma política de formação técnica a essa categoria.
Em Mato Grosso do Sul, o projeto é Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com as Secretarias Municipais de educação, apoiada pelo Conselho Estadual de educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação e Federação dos Trabalhadores em Educação.
O Profuncionário tem como objetivo capacitar os profissionais da educação não docentes para fazer parte do processo educativo, oferecendo cursos técnicos na área profissional para servidores que atuam em serviços de apoio escolar, como: técnicos em Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar e em Infra-estrutura Material e Ambiental.
O programa está sendo oferecido em Dourados, Ponta Porá, Campo Grande e Três Lagoas.
No município, 300 servidores serão beneficiados, sendo que 150 são da rede municipal e 150 estadual.
A duração é de um ano e oito meses e ao final do curso os servidores receberão o certificado de técnico.
Assessoria de Comunicação