O Guardiões: Projeto Nascente, que conta com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na última segunda-feira (7) ações voltadas à recuperação da mata ciliar no córrego Oriundiuva que atravessa o Distrito de Garcias, a aproximadamente 80 km de Três Lagoas.
O projeto atinge diretamente a comunidade do distrito com ações nas Escolas municipais de Educação no campo, Professora Elma Garcia Lata Batista e Antonio Camargo Garcia, beneficiando as 430 crianças da educação no campo e 50 famílias incluindo produtores rurais, com o objetivo de promover a conscientização ambiental da população e recuperação ecológica da mata ciliar.
Para o projeto, foram capacitados multiplicadores sócio ambientais, professores, alunos e membros do distrito que fizeram visitas técnicas e também o levantamento para definição do local.
Recuperação mata ciliar
Foram plantadas aproximadamente 200 mudas de 30 espécies nativas divergentes, em uma área total de 1.500 metros quadrados. As mudas foram fornecidas pelo viveiro da Companhia Energética de São Paulo CESP.
O local será monitorado pelo Instituto International Paper que patrocina o projeto neste ano e conta com a parceria, além da SEMEC, do Grupo de Educação Ambiental Vida Verde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual, CESP e Polícia Militar Ambiental.
Segundo o coordenador de Programa e projetos Educacionais da SEMEC, Urbano Azambuja, o projeto já cumpriu muitas de suas metas. O importante desta ação é que estamos no mês de junho e já cumprimos 50% de nossa meta para 2010, isso mostra o compromisso de todos os envolvidos no Projeto, avaliou Urbano.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO