A Secretaria de Agronegócios, Ciência e Tecnologia do Município realiza até o final de janeiro o diagnóstico de gestação em rebanho bovino inseminado através do Projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Desenvolvido no distrito de Arapuá e no Pontal do Faia, o projeto tem por objetivo atender a todas as comunidades rurais do município visando o melhoramento genético do rebanho bovino, incrementando o aumento da produtividade e maior rentabilidade.
De acordo com o veterinário responsável, Renato Carrato, o IATF atingiu um índice de 47% de prenhes das vacas inseminadas. Ele considera um bom resultado, uma vez que este trabalho de inseminação reflete na melhoria do rebanho. Enquanto a cria de um touro convencional produz de 3 a 4 litros de leite por dia, a de um touro inseminado pode produzir de 8 a 10 litros, exemplificou.
Projeto
O IATF foi lançado oficialmente em junho de 2009 através de um termo de cooperação celebrado entre o Município e o Centro Rural de Arapuá. Após o lançamento, a Secretaria de Agronegócios realizou reuniões com os produtores das comunidades para selecionar os animais aptos a participar do projeto e quantificar os materiais a serem comprados, como contrapartida dos produtores para o desenvolvimento do projeto.
O projeto teve a adesão de sete produtores no Arapuá com um total de 58 animais, e no Pontal do Faia foram nove produtores com 77 animais.
Os trabalhos de aplicação dos medicamentos iniciaram em 20 de outubro no distrito de Arapuá e a inseminação no dia 30 do mesmo mês.
Com o vencimento do prazo, o veterinário da Secretaria de Agronegócios realiza até o final deste mês o diagnóstico de gestação.
O projeto IATF deverá ter continuidade em 2010, dependendo do interesse dos produtores rurais do Município.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO