Aprender a importância de se preservar o Meio Ambiente, principalmente as Matas Ciliares. Esse foi o foco principal da palestra realizada no último dia 18 para os alunos da Escola Municipal de Educação no Campo, Professora Elma Garcia Lata Batista- Pólo, no Distrito de Garcias.
A Palestra foi ministrada pela bióloga da CESP (Companhia Energética de São Paulo), Marlene Pereira Pinto, e discorreu sobre a importância da preservação das matas ciliares como recurso indispensável para a preservação de córregos e rios. A iniciativa faz parte do projeto de Formação de Monitores Mirins Ambientais e é oferecida pela Empresa CESP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Como forma de atrair a atenção dos alunos, a bióloga utilizou um vídeo educativo para abordar o assunto, mostrando algumas árvores brasileiras, essenciais para garantir a proteção e a qualidade do solo, mas que, devido a ação incorreta do homem, encontram-se em extinção.
Após a palestra, foram formados quarenta (40) adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores das questões ambientais junto aos seus familiares e sua comunidade.
De acordo com a bióloga e palestrante, o objetivo de formar cidadãos comprometidos com a natureza é o principal caminho a ser seguido.
Acreditando sinceramente que um mundo melhor ainda é possível, nós educadores ambientais, devemos estar sempre investindo nesse trabalho com muita perseverança e confiança. Estamos conseguindo formar cidadãos preocupados com o Meio Ambiente, isso é muito importante, finaliza.
Lição Aprendida
Após a palestra, já era possível observar resultados positivos nas crianças. Os alunos saíram do encontro, cientes de suas responsabilidades para com o Meio Ambiente.
Assim como seus colegas, o aluno Edilton mostrou que está no caminho certo para tornar-se um agente multiplicador.
A palestra estava ótima, gostei de tudo, das árvores e das explicações. Só não gostei de saber o que já estão fazendo com as aroeiras (espécie de árvores). Já pensou se todos fizéssemos o mesmo?, indagou o aluno, que já mostra a preocupação com o futuro do Meio Ambiente.
Assessoria de comunicação