
‘A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) conta com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais há mais de quatro anos, que desenvolve atividades voltadas às escolas da Rede Municipal e Centros de Educação Infantil.
A equipe da Secretaria Municipal conta com duas psicólogas, duas assistentes sociais e também duas pedagogas, além de responsáveis pelo setor administrativo e multidisciplinar. As atividades desenvolvidas são voltadas a orientações e acompanhamentos das crianças da Rede Municipal de Ensino (REME).
Segundo a psicóloga da Secretaria de Educação, Talyta Cristina Camargo, as unidades escolares encaminham solicitação de atendimento via ofício, para o aluno que necessita de atendimento especial em relação a seu comportamento ou outros fatores. Nosso trabalho flui muito bem, é uma tarefa diferenciada com atendimento e acompanhamento de médio a longo prazo. Neste ano estamos felizes, pois desde março temos em nossa Secretaria uma sala especial disponibilizada somente para atender casos emergenciais, enfatizou Talyta.
A psicóloga ressaltou que os atendimentos seguem de 10 a 15 dias. Alguns casos diagnosticamos as causas e encaminhamos para o médico neuropediatra ou até mesmo ao Conselho Tutelar. Os mais graves são conduzidos ao Estado para devido acompanhamento. Existem casos que é necessária a orientação familiar, e nós também fazemos este trabalho, disse a psicóloga, que acrescentou: sempre há solicitação de atendimento, e nunca deixamos de atendê-las e prosseguir com o direcionamento da situação. Temos casos de pais que nos procuram para ajudar aos filhos com alguma orientação
o ideal é que os responsáveis solicitem a respectiva escola de seu filho, para que esta repasse o pedido a nossa equipe, completou.
A SEMEC esclarece, portanto, a solicitação feita nesta terça-feira (1º) na Câmara de Vereadores para que a Secretaria disponibilizasse psicólogos para a realização