
‘A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou entres os dias 03 e 05 de março reuniões com o coordenador de Projetos da Rede Municipal de Ensino REME, Urbano Rodrigues Azambuja, a equipe do Programa de Educação Ambiental PEA, da Fibria Industrial, representada pelo biólogo Laércio Fradique de Moura e Valdinete Moura, da Caravana Ambiental.
O objetivo das reuniões foi o de anunciar o Programa de Educação Ambiental com os Espaços Educadores, quando as equipes também visitaram as escolas Eufrosina Pinto, Maria de Lourdes Lopes e Antonio Camargo, locais onde será implantado o programa.
A reunião de apresentação foi realizada com as diretoras de cada unidade escolar abordou temas como o funcionamento do projeto, bem como sua importância e como irá proceder a parceria com a REME através da Secretaria de Educação e Cultura.
Além disso, os participantes trataram da metodologia de implementação e manutenção de Hortas Escolares, pois as escolas estarão participando do Projeto Educando com a Horta Escolar da Diretoria de Ações Educacionais DIRAE, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE, do Ministério da Educação.
De acordo com o coordenador de projetos da REME, Urbano Rodrigues Azambuja, outras empresas já são parceiras em projetos educacionais. O Programa já tem parceria da Cargill, que dará suporte técnico através do Projeto de Grão em Grão e já desenvolve há anos esse projeto em parceria com a REME, e unirá forças com a parte pedagógica que a Fibria irá proporcionar através dos Espaços Educadores, explica o coordenador.
Espaços Educadores
Como parte da metodologia do mesmo será realizada uma capacitação com a participação dos colaboradores e professores da unidade escolar, onde suspenderão a aula por um dia inteiro, envolvendo todos os profissionais, do diretor ao pessoal da limpeza e manutenção, em todo o processo, e se necessário, os pais dos alunos.
Na capacitação os participantes serão orientados a finalizar o dia com a elaboração do Projeto de Espaços Educadores para a escola, apontando como os espaços poderão ser utilizados dentro do plano de ensino de cada turma. O Projeto ainda facilitará a implantação de novas metodologias pedagógicas e será realizado todo o acompanhamento das atividades nas escolas participantes pela equipe técnica
um mapeamento de Stakeholders, através de um questionário para um diagnóstico inicial com coleta de informações e as opiniões.
Os professores e colaboradores receberão um certificado de participação no programa que terá o registro na SEMEC e será assinado pela Fibria, SEMEC e Caravana Ambiental