A Secretaria de Educação e Cultura realiza de 13 a 17 de outubro, nas Escolas e CEIs Centro de Educação Infantil, a Semana do Saco Cheio.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, a semana já tem sido uma tradição. O calendário escolar é elaborado pelos CEIs e aprovado pelo Conselho da Escola e posteriormente remetido à Secretaria de Educação.
Grespan destacou que a Secretaria de Educação analisa e compatibiliza os dias letivos. Seguimos o que preconiza a LDB, o Estatuto dos Trabalhadores da Educação e o Regimento Interno, no tocante a gestão democrática do ensino.
O secretário enfocou que esta semana de recesso ocorre desde 2006. O recesso não acontece apenas em Três Lagoas, mas na maioria das cidades de nosso país, tanto nas Unidades de Ensino das Redes Municipais, quanto nas da iniciativa privada. E finalizou: A decisão do recesso foi amplamente debatida nos Centros de Educação Infantil, com os pais dos alunos e divulgada, inclusive com a fixação de cartazes e informativos.
Educação Infantil
O secretário de Educação explicou que o termo creche não é mais utilizado. A denominação não existe desde 1996, conforme o estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. E acrescentou: É importante esclarecer, pois a educação infantil passou do simples cuidar das crianças, para o cuidar e o educar.
Segundo Grespan, desde que a denominação foi alterada, a presença do professor passou a ser obrigatória. O professor está presente desde o berçário. Anteriormente a presença iniciava-se a partir do Pré Escola.
Férias
As férias dos professores são de 45 dias, sendo 30 dias no início do ano e 15 entre os semestres letivos. As crianças permanecem 4 horas diárias no CEI e as férias acontecem no mesmo período dos professores.
Grespan destacou que as atividades no CEI começam no primeiro dia útil de fevereiro. No final do ano, encerramos as atividades entre os dias 20 e 22 de dezembro.
Calendário
O secretário de Educação enfocou que houve uma anteposição das aulas do dia 13, no dia 3. As aulas do dia 14 serão repostas no dia 7 de novembro e o dia 15 de outubro já constava como não letivo por ser Dia do Professor. Além disso, os dias 16 e 17, também constam como não letivo no calendário escolar.
Para Grespan, a data dedicada aos professores é um bom momento de refletir. Temos que pensar na importância destes trabalhadores em nossas vidas, que muitas vezes assumem papéis inerentes à família, com afazeres intermináveis, e que na maioria dos casos sofrem pelas angústias dos seus alunos.
Grespan ressaltou que o trabalho dos educadores está voltado para que os alunos tenham uma nova perspectiva de vida. Tudo para que possam sonhar e se preparem para o exercício da cidadania plena.
Em nome da Administração Municipal e da Secretaria de Educação e Cultura, Grespan aproveitou para parabenizar os professores pelo seu dia. Desejamos que seja um dia de muita alegria, paz e realizações, e que nesta parceria os sonhos e as esperanças se renovem e novas conquistas sejam alcançadas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO