‘O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, promove hoje e amanhã (04 e 05 de novembro) uma capacitação para a utilização de um novo software que está sendo implantado no Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (SIPIA-CT). A capacitação é realizada na sala 72 do Júri na Faculdade AEMS, com a participação de técnicos do órgão gestor local, representante do CMDCA, e conselheiros tutelares de Três Lagoas, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Água Clara, Paranaíba, Inocência, Cassilândia, e Costa Rica.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) Superintendência da Política de Assistência Social (SUPAS), responsável pela supervisão e acompanhamento do Programa SIPIA-CT Web/MS, visando assegurar o sucesso do Programa e a melhoria da qualidade no atendimento do Conselheiro Tutelar e de Direitos da Criança e Adolescente, capacita em todo o Estado os conselheiros para a operacionalização das suas atividades na utilização do software, com o objetivo de facilitar a rotina dos registros de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A capacitação está sendo ministrada pelo administrador estadual e líder de Projeto Nacional do SIPIA-CT, Gilberto de Souza Rodrigues. A nova ferramenta web, a partir desta capacitação, será implantada em Três Lagoas no prazo de uma semana.
SIPIA-CT Web
Operacionalizado em Mato Grosso do Sul desde 1998, o Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (SIPIA) teve sua última atualização em 2000. Visando a melhoria e agilidade na sua execução, propôs-se o desenvolvimento de uma nova ferramenta que se comportam as novas tecnologias da informática, e um maior número de informações fornecidas pelos Conselhos Tutelares e com acesso para toda Rede de atendimento.
A capacitação dos seus principais operadores, os conselheiros tutelares, para o uso da nova ferramenta de trabalho, tem como conteúdo:
– atualização do conceito de FATO, sendo o fluxo de atendimento iniciado quando da denúncia
– novos registros da Rede de Serviço