A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria de Agronegócio e Pecuária, realizou nesta quarta-feira (7), no Pontal do Faia, uma reunião para esclarecer os produtores sobre o projeto de sericicultura.
Na ocasião, o secretário de Agronegócio e Pecuária, Luiz Akira (PFL) falou da construção e ampliação dos barracões para a criação dos bichos da seda. A prefeitura vai mandar o material para a construção dos barracões, afirmou.
O projeto atual está contemplando 19 produtores, mas outros 5 deverão ser beneficiados após a regularização junto ao INCRA Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Ademir Esteves, representante da Fiação de seda BRATAC, informou que as mudas para o plantio da amora já estão a disposição. As mudas serão entregues na propriedade sem custo ao produtor, informou.
Segundo Esteves, a BRATAC acompanha a produção. A gente vem até o produtor praticamente toda semana. Depois a empresa compra a produção e tira o fio, sendo que cerca de 95% será exportado. Cada casulo dá em média 1.200 metros de fio, esclareceu.
Sericicultura
Após a construção dos barracões e o plantio das amoras para a produção do bicho da seda, os produtores terão retorno do investimento a partir do mês de outubro.
Cada propriedade deve receber aproximadamente 50 mil mudas de amora.
Com a produção, os sericicultores receberão cerca de R$800,00 por mês, sendo a previsão de lucratividade a partir do segundo semestre deste ano.
O acompanhamento técnico e a matéria-prima são de responsabilidade da Fiação de seda BRATAC. A empresa sediada em Bastos, interior paulista, presta a assistência técnica desde o plantio até a produção do casulo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO