No próximo dia 22 de junho, a Administração Municipal e o SEBRAE/MS realizam a 2ª Rodada de Negócios Multisetorial de Três Lagoas. As inscrições foram encerradas no dia 28 de maio. A Rodada terá a participação de 90 empresas de diversos segmentos de Três Lagoas e outras cidades de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.
Segundo a gerente do SEBRAE Três Lagoas, Márcia Rocha, o objetivo da ação é promover a integração dos pequenos, médios e grandes negócios, com foco no fornecimento. Neste ano a Rodada terá um formato diferente. As pequenas empresas também poderão conversar entre elas. Esta oportunidade foi solicitada por essas empresas no relatório da primeira edição do evento, explicou Márcia.
Na ocasião, todas as empresas têm oportunidade de vender e comprar, com rodadas de negócios a cada 20 minutos. Márcia se diz satisfeita com a projeção desta ação: Têm pessoas vindo de fora apenas para divulgar o seu negócio, e este será o primeiro contato entre as empresas. A Rodada de Negócios também reflete a mudança do perfil da cidade. As empresas daqui estão se adequando a esta nova realidade de progresso. Antes os pequenos negócios se sentiam fora do mercado, e hoje se sentem parte por terem a oportunidade de fornecer, e com isso há um avanço na visão estratégica das oportunidades de negócios, pontuou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza, é fundamental que as empresas instaladas no município busquem aqui seus fornecedores. Isso agrega desenvolvimento ao município, dando oportunidade para grandes e pequenas empresas, que podem se tornar fornecedoras. É preciso que essas se qualifiquem para que haja interesse de outras maiores. E a Rodada de Negócios traz o benefício de desenvolver a melhoria dos serviços e produtos gerados aqui para as grandes indústrias, o que reflete não apenas na receita, mas também na geração de empregos, avaliou o secretário.
A Rodada de Negócios também disponibiliza aos empresários um catálogo impresso com as informações de todas as empresas participantes, como endereço, nome para contato, CNPJ, telefone, email, e os produtos e serviços que cada uma oferta.
A Prefeitura de Três Lagoas e o SEBRAE também desenvolvem em parceria outras ações direcionadas a qualificação dos fornecedores, como é o caso do Varejo em Ação, que qualifica as pequenas empresas através de palestras, cursos e consultoria. O objetivo é preparar a pequena empresa para se tornar competitiva, gerando oportunidades de negócios, e acompanhando o desenvolvimento de Três Lagoas.
Empresas inscritas
A 2ª Rodada de Negócios contará com a participação de empresas compradoras e fornecedoras, dentre elas: Petrobras, Metal Frio, Triaço, Cargill, Eldorado Celulose e Papel, Fibria MS, Bigolin, Mabel, International Paper, Prefeitura de Três Lagoas, Hotel OT, Grupo Agitta Comunicação, Wizzard, Bolsão Informática, Jaçanã Turismo, Supermercado Nova Estrela, Jarouche Tintas, HO Materiais Elétricos, Morhena RH, Farmácia Exata, Meio Dia Alimentos, Andréia Lavanderia, e outras.
Os segmentos das empresas são diversos, como hidráulica, peças automotivas, veículos novos e usados, estrutura metálica, pré-moldados, ferro, aço, uniformes profissionais, imobiliário, vidro temperado, forro PVC, equipamentos de combate a incêndios, madeira, produtos químicos, matérias de construção e decoração, equipamentos de informática, telefonia, tecnologia da informação, tintas, alimentação, água mineral, fios, cabos, luminosos, construção e engenharia civil, móveis para escritório, soluções em tratamento de resíduos, lavanderia, cursos profissionalizantes, convênio odontológico, e outros.
Na 1ª Rodada, em novembro de 2009, foi realizado um mapeamento das necessidades de cada indústria, com consultores a campo para verificar quais empresas de pequeno porte de Três Lagoas poderiam ser possíveis fornecedores. Dessas, foram selecionados 63 participantes. O encontro gerou em torno de R$ 2 milhões em negócios para os 12 meses seguintes.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO