Figura conhecida de muitos treslagoenses, o Sapo Treleco voltou a Três Lagoas para desenvolver trabalhos de educação ambiental. Nesta terça-feira (8), o Mascote teve seu primeiro encontro com as crianças do município, na Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes, na Vila Piloto.
Criado em 2002 por meio de um concurso municipal, o Treleco leva exemplos de atitudes ecologicamente corretas às escolas e instituições educacionais e culturais. Os ensinamentos transmitidos pelo Sapo Treleco têm o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental e comprometidos com o bem estar da sociedade.
Durante o evento, Maurício Miranda, gerente de Projetos da VCP Votorantin Celulose e Papel, destacou a importância de participar do retorno do Sapo Treleco. É fundamental a participação na Educação Ambiental e a união da iniciativa privada e pública.
Para Miranda o mascote será uma atração à parte no dia-a-dia das crianças. Vocês vão levar para os pais como é importante preservar o meio ambiente.
Marisa Coutinho, gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da International Paper, enfocou a alegria em ter o Sapo Treleco de volta. O sapinho estava viajando pelo mundo para ver o que está de errado no meio ambiente.
A secretária de Educação e Cultura, Márcia Moura, agradeceu aos parceiros e o conversou com os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Vamos ajudar o Sapo Treleco a proteger a natureza.
Cristovam Lages Canela, secretário de Meio Ambiente, Agronegócio, Pecuária, Ciência e Tecnologia, enfocou a necessidade da coleta seletiva. Aqui na escola vocês já fazem a coleta seletiva, mas o lixo ainda vai todo para o mesmo local.
De acordo com o secretário, o Sapo Treleco ajudará no trabalho desenvolvido no município. O Mascote é um instrumento primordial para a Educação Ambiental por que atua diretamente no emocional das crianças.
Para Canela as crianças são o maior patrimônio para a preservação da natureza. Espero que todo este trabalho seja acompanhado das ações públicas e principalmente da coleta seletiva, reciclagem e gerenciamento de resíduos da construção civil.
Iniciativa
Considerado um dos pais do Sapo Treleco, Albert Polan Stec se emocionou ao ver a reação das crianças com o retorno do Mascote. Sonhei que ele voltasse. A geração que o conheceu até hoje deve amá-lo, avaliou.
Para Stec, que foi secretário do Meio Ambiente na época que surgiu o Sapo Treleco, o personagem tem um carisma muito grande. Estas crianças não tinham noção de como era o sapo.
Stec recordou a criação do Mascote. Foi o trabalho de uma equipe e eu tinha pessoas boas e grandes parceiros como a Educação, a Assistência Social e as empresas que financiavam o projeto.
O representante da VCP, Maurício Miranda, acredita que o Sapo Treleco é uma agradável surpresa. Vai ser muito importante para essas crianças por que eles são o futuro de Três Lagoas e da região.
De acordo com Marisa Coutinho, da IP, a iniciativa de resgatar o Mascote nasceu a partir de encontros com empresas locais. Como a experiência foi positiva não tivemos dúvida.
CD
Além de ser um personagem carismático, o Sapo Treleco possui um CD contendo músicas com temas ambientais.
Treleco vai percorrer todas as escolas de Três Lagoas, completando as ações do Programa de Educação Ambiental.
O cronograma das apresentações foi definido juntamente com a Secretaria de Educação, com a previsão de visitar todas as escolas até o final do mês de agosto, levando conhecimento de uma forma lúdica de maneira a envolver as crianças na proteção do meio ambiente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO