‘A campanha tem início nesta segunda-feira (28), no Supermercado Passarelli do bairro Nossa Senhora Aparecida, com apresentação de peça teatral e distribuição de material informativo sobre os riscos do tabaco.
Na terça-feira (29), a peça teatral e distribuição do material informativo será no Supermercado Nova Estrela II, na rodoviária. Na quarta-feira, o evento será no Supermercado Nova Estrela I, na Avenida Clodoaldo Garcia e no dia 31 no Nova Estrela III, na avenida Olinto Mancini. Na sexta-feira (01/9), a apresentação teatral e entrega de folhetos será no supermercado Passarelli, na Vila Nova. O encerramento da campanha será na feira livre, no sábado (02/9), com uma grande mobilização.
Além dos supermercados citados, também são parceiros na iniciativa o projeto Agente Jovem e a Secretaria do Meio Ambiente. Os trabalhos começam sempre às 9h.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para o fato de que os produtos derivados do tabaco, independentemente de suas formas e disfarces, são igualmente danosos à saúde. Seu consumo aumenta o risco de doenças neoplásicas, cardiovasculares e respiratórias, entre outras.
Essas informações são cruciais para que a população e a sociedade civil organizada possam apoiar o governo na implementação de medidas de regulação rigorosa destes produtos.
O Brasil é um dos países mais avançados na área de regulação dos produtos de tabaco. Entre as medidas tomadas até o momento no Brasil destacam-se a fixação dos limites máximos dos teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono para cigarros comercializados no Brasil
a proibição do uso de escritores de produtos como light, ultra light, suave, baixos teores, etc