A Secretaria de Saúde de Três Lagoas realizou nesta segunda-feira (17), no saguão da Prefeitura Antiga, o lançamento da Semana Nacional de Mobilização de Combate à Dengue. De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Martinho, as ações no município coincidem com a mobilização em todo o país. Estamos apresentando as ações desenvolvidas este ano e os métodos de combate, enfocando o trabalho de Educação em Saúde junto à rede escolar.
Martinho destacou as atividades que serão realizadas na semana para conscientizar a população. Teremos a premiação das escolas e alunos que participaram do Saco Cheio e do concurso de cartazes e folders.
Para Martinho a premiação é um estímulo para que as crianças e os adolescentes auxiliem na conscientização da população. É uma forma de fazer com que a comunidade escolar participe. E, o material criado pelos alunos será produzido e distribuído pela cidade.
O secretário lembrou que com o início do período de chuva a atenção deve ser redobrada. Queremos chamar a atenção da população por que a responsabilidade é de cada cidadão e não apenas da Secretaria de Saúde. E acrescentou: A Secretaria de Saúde tem realizado sua parte durante o ano todo, mas é preciso que cada um faça a sua parte, de maneira mais efetiva, pois a responsabilidade é de todos.
A coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Ivanilde Costa Hernandes, enfocou que em 2008 houve uma maior participação das escolas. Todas as escolas estaduais aderiram ao nosso trabalho, 14 escolas municipais e 4 particulares. Além disso, foram realizadas mini-feiras nos Distritos de Arapuá e Garcias.
Ivanilde ressaltou que o dia de mobilização de combate à dengue é realizado todos os anos no mês de novembro. Mas, aqui em Três Lagoas, não queremos apenas um dia, queremos uma semana de mobilização.
A prefeita Simone Tebet (PMDB) destacou que o Ministério da Saúde tem acompanhado o trabalho do combate à dengue na cidade. Nossa responsabilidade é muito grande por que podemos salvar vidas em municípios mais pobres. O Ministério da Saúde tem observado os métodos utilizados em Três Lagoas e poderá lançá-los no resto do país.
A prefeita pediu o empenho da população para que o município continue reduzindo os casos de dengue e se mantendo longe de uma epidemia. Este ano registramos 15 casos de dengue. Isso é resultado da resposta rápida que demos no combate ao mosquito.
Simone destacou que com a eficiência dos métodos será possível buscar mais recursos. A Administração Municipal conta com o empenho de todos e se compromete a buscar mais recursos para o programa.
Programação
A Semana Nacional de Mobilização de Combate à Dengue contará com a exposição de fotos das ações de educação em saúde, realizadas em 2008. O material está disponível a visitação no saguão da Prefeitura Antiga, até o dia 20 de novembro.
Na quinta-feira (20), a partir das 9h, também na Prefeitura Antiga, acontecerá a premiação das escolas e alunos vencedores da campanha Saco Cheio e do concurso de cartazes e folders.
Para sexta-feira (21), está prevista a realização de blitz educativa nos semáforos da cidade. E, no sábado (22), na quadra de Esporte da Lagoa Maior, das 8h às 12h, será o encerramento da campanha do Dia D.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO