Dedicado às pessoas portadoras de diabetes, associações e entidades em todo o Brasil, realizam no mês de novembro o Hiperdia. Em Três Lagoas, o evento aconteceu no último sábado (22), na Escola Municipal Maria Eulália Vieira.
Das 8h às 12h, a comunidade local teve disponível vários serviços como: aferição de pressão, medir glicemia, avaliação bucal, orientação sobre pé diabético, avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e exposição de medicamentos diet e light.
Entre os profissionais presentes no dia da ação, estiveram nutricionistas, dentistas, psicólogos, farmacêuticos, educadores físicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
De acordo com a coordenadora do Programa Hiperdia, Renata Petruci Flumian, o grande intuito desse evento é realizar avaliações e tirar as dúvidas da população. O trabalho de descoberta e conscientização do diabetes e pressão alta já realizamos diariamente no município, através da Secretaria de Saúde. Hoje, com essa ação, reforçamos a importância do tratamento na vida dos portadores, disse.
Ação
O Hiperdia é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.
Além do cadastro, o Sistema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO