‘Na manhã de terça-feira (20) técnicos da Secretaria de Agronegócios, Ciência e Tecnologia visitaram algumas propriedades rurais do Distrito de Arapuá para dar início ao Projeto de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), lançado em junho pela prefeita Simone Tebet (PMDB) e o secretário de Agronegócios, Luiz Akira, durante a inauguração das obras de reforma da Unidade de Saúde, Escola de Informática, Centro Administrativo e a Unidade dos Correios naquele distrito.
A realização do projeto IATF é uma parceria entre a Prefeitura e produtores rurais. A Secretaria de Agronegócios irá abastecer o botijão de nitrogênio para armazenar o sêmen, e disponibilizar os técnicos da Secretaria, entre eles o médico veterinário, que fará as visitas às propriedades dos interessados, selecionar os animais que vão entrar no programa de IATF, aplicar os medicamentos, fazer a inseminação artificial e detectar a prenhez das vacas. Já os produtores ficarão responsáveis pela compra do medicamento e sêmen a serem utilizados no programa.
Projeto de IATF
A inseminação artificial em bovinos de corte e de leite não é utilizada com tanta intensidade entre os diversos fatores que limitam a sua expansão, sendo o mais importante a dificuldade na identificação do cio, devido ao regime extensivo de criação e dos problemas associados com a separação, condução e contenção diária dos animais para inseminação. Além disso, foi demonstrado que a interação social entre as fêmeas pode afetar os sinais de manifestação do cio.
Com a finalidade de minimizar a dificuldade na identificação do cio, foram desenvolvidos vários métodos de sincronização do cio como a Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), que tem movimentado o dia-a-dia das fazendas e dos grupos de pesquisa em reprodução animal. A partir desta técnica, as vacas têm a ovulação induzida, podendo ser realizada com data marcada, com naturalidade, apenas com a utilização de produtos específicos que são aplicados de acordo com fatores como a raça, a idade, o número de cria e a condição corporal, fundamental para a garantia dos resultados.
Com a técnica de IATF, a inseminação do animal é feita antes da ovulação, deste modo quando a vaca ovula já está preparada para ficar prenhe. Assim todas as vacas de um rebanho podem ser sincronizadas para serem inseminadas num único dia.
O método ainda facilita o manejo das fazendas, melhorando a qualidade de vida do homem do campo, pois ele passa a programar a inseminação artificial. O uso da IATF também é vantajoso porque admite inseminar maior número de vacas em menos tempo, além de induzir a ciclicidade, ou seja, o resultado final é a maior produtividade para a fazenda com uma melhora genética de seus rebanhos.
Para que se obtenha um resultado positivo é preciso levar em consideração alguns requisitos como: conhecer o histórico reprodutivo das fêmeas
vacas e novilhas devem estar em bom estado corporal e em regime de ganho de peso, por ocasião do tratamento