Uma equipe da Secretaria de Agronegócios, Ciência e Tecnologia, juntamente com produtores rurais de Arapuá, Pontal do Faia, Cinturão Verde e outras regiões do município, visitaram no último dia 03 o SHOWTEC 2009, evento realizado pela Fundação MS e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) na cidade de Maracaju, entre os dias 02 a 04 de fevereiro. Na comitiva, também estiveram o secretário de Agronegócios, Luiz Akira Otsubo, e técnicos da Agraer.
A participação no evento, de acordo com Luiz Akira, foi extremamente importante, pois além de conhecer o que há de novo no setor em termos de tecnologia e pesquisas, os técnicos também puderam tirar dúvidas sobre futuros projetos que serão implantados em Três Lagoas pela Secretaria de Agronegócios. Acredito que todos tiveram 100% de aproveitamento na visita, avaliou o secretário, que acompanhou os 85 participantes do município no evento.
Luiz Akira também informou que a intenção é buscar parceria com a Fundação MS para implantar novas tecnologias e projetos em Três Lagoas.
Segundo o técnico em Agropecuária, Adriano de Souza Pereira, esta edição do SHOWTEC apresentou novas tecnologias, culturas e soluções no que diz respeito à pecuária leiteira, agropecuária e agricultura familiar, direcionado especialmente a pequenos e médios produtores. O técnico afirmou que a participação neste tipo de evento também promove novas experiências para os produtores do município.
Projetos 2008
Adriano também lembrou de algumas ações da Secretaria em 2008, como a reforma de pastagens nas propriedades de 20 produtores em Arapuá, e o plantio de milho, utilizando a técnica integração lavoura/pastagem, experiência esta adquirida em visitas técnicas ao SHOWTEC.
SHOWTEC
Há 13 anos a FUNDAÇÃO MS realiza o SHOWTEC, um evento tecnológico e de negócios que se firma pela difusão das tecnologias agropecuárias prontamente disponíveis e em desenvolvimento pelos principais institutos de pesquisa e demais empresas atuantes no Brasil e no mundo em torno da produção de alimentos e energia.
Abrangendo tanto os grandes, como os médios e pequenos sistemas produtivos, o evento é referência para os produtores rurais e profissionais que visam conhecer as alternativas de produção, os avanços tecnológicos e as perspectivas do agronegócio de nosso país.
Oportunidades de negócios, giros tecnológicos, sistemas, manejos e alternativas socioeconomicamente viáveis, integração lavoura-pecuária, consórcio milho/pastagens, híbridos, cultivares e variedades, rotação de culturas, manejo e fertilidade do solo, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, máquinas e implementos agrícolas, agricultura de precisão, comercialização, experiências do produtor rural, manejo e espécies de pastagens, oleaginosas e bioenergia, agricultura familiar, novas tecnologias, novas informações em busca de um melhor desenvolvimento da produção agropecuária.
Assessoria de Comunicação Social