Na reunião com os membros do COSEMS, foi falado sobre o Plano Anual de vacinação anti-rábica, que deve ter início no próximo mês.
Em seguida discutiu-se sobre a assinatura do Pacto e da PPI Programação Pactuada Integrada.
De acordo com o secretário Jorge Martinho, a PPI integra todos os serviços de saúde. O programa deve orientar as ações quanto a exames, consultas, acordando com a região o que pode ser encaminhado para cada sede, esclareceu.
Martinho também explicou a importância da regulação. Este sistema que será implantado nos municípios-sede, que são Três Lagoas, Dourados e Campo Grande, organizará o que cabe a cada município e qual a capacidade de atendimento, disse.
Os secretários decidiram assinar o termo de compromisso e prorrogar o prazo de finalização do PPI para o próximo mês.
Jorge Martinho informou que o município já assinou o termo.
Para a saúde, no geral, o que melhora é a organização e o recebimento de recursos. Com isso poderemos cobrar a disponibilização dos recursos no teto financeiro de Três Lagoas, finalizou.
Norberto Fabri Júnior, Presidente do COSEMS, esclareceu que a PPI é integrante do pacto. O intuito em assinar o pacto neste momento é possibilitar o acesso aos recursos, argumentou.
CIB
A reunião da CIB Comissão Intergestora Bipartite contou com a presença do Governador André Puccinelli (PMDB), da Secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, Ana Lúcia Pereira, representante do Ministério da Saúde, Deputada Dione Hashioka, representando o poder legislativo, Deputado Federal Geraldo Rezende, o Secretário de Saúde de Campo Grande Luiz Henrique Mandetta, Jonas Cavada, da CIB e Nilo Sérgio Laureano, Presidente da Comissão Estadual de Saúde.
O governador André Puccinelli destacou a importância do pacto. Queremos acompanhar e ser co-responsáveis para a melhoria na qualidade da saúde. O Estado apenas normatizará os recursos, mas é necessária a integração de todos, entendendo que a prioridade é o atendimento do cidadão, independente do município.
Beatriz Dobashi, secretária de estado de Saúde, parabenizou os gestores pelas vitórias e pelas reuniões realizadas. Foram nas reuniões que construímos o desenho da saúde para o Estado. Firmamos o pacto pela saúde e resgatamos o espírito de responsabilidade compartilhada, falou.
De acordo com a Secretária, 70 municípios já assinaram o termo de gestão. É o primeiro degrau de um caminho longo para que este pacto seja para valer e sejamos fiscalizados pela sociedade.
Para o governador, o pacto da saúde pode ser considerado um pacto de solidariedade, ressaltando a importância do compromisso para a realização das ações que normatize a saúde no Estado. Queremos isso de forma conjunta. Tornar a saúde um investimento e não um saco sem fundo, falou.
André Puccinelli enfocou a qualidade do trabalho da secretária de Estado de Saúde e da equipe e prometeu apoio do governo nas ações.
Na ocasião, o secretário de Saúde de Três Lagoas esteve em contato com Ana Lúcia Pereira, técnica e representante do Ministério da Saúde, onde já adiantou possíveis projetos para o município.
Assessoria de Comunicação