
‘A prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da SEJUVEL Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a SED Secretaria de Estado de Educação, realizou nesta segunda-feira (21) o Seminário Paraolímpicos do Futuro Inclusão do paradesporto na escola.
Professores, profissionais de Educação Física e acadêmicos participam das palestras que acontecem até amanhã, no auditório da Faculdade AEMS, com a coordenação do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
De acordo com o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Luciano Dutra, o evento é de suma importância. Em Mato Grosso do Sul, Três Lagoas é o terceiro município que está realizando. E, nossas expectativas foram superadas logo nas inscrições, onde abrimos 250 vagas e tivemos mais de 300 inscritos, informou.
Luciano ressaltou o conhecimento que os profissionais e estagiários vão adquirir com as palestras. O objetivo é habilitar os profissionais para incluir os deficientes físicos, esclareceu.
Vanilton Senatore, coordenador geral do desporto escolar do Comitê Paraolímpico Brasileiro, ressaltou a importância do tema. Deixamos de lado por tanto tempo. E acrescentou: É fundamental assegurar o direito à prática esportiva.
Márcia Moura, secretária de Educação e Cultura, destacou a qualidade de vida. Hoje é um dia especial. Pela primeira vez, Três Lagoas abre uma capacitação de pessoas brilhantes”.
Inclusão
O seminário tem o objetivo de capacitar os professores de Educação Física para que estejam aptos para motivarem a participação dos alunos com deficiência na prática esportiva.
O projeto teve início em 2006, abrangendo cinco cidades. Neste ano, o número de cidades contempladas passou para 18.
Programação
Além de palestras, a programação prevê a realização de oficinas de judô, natação, tênis e bocha.
Na terça-feira (22), das 8h às 12h e das 14h às 18h serão oferecidas oficinas de atletismo, basquete (cadeira de rodas), bocha, futebol sete (para paralisado cerebral), futebol cinco (para cegos), goal ball, tênis de mesa paraolímpico, no Ginásio Municipal de Esportes Professora Cacilda Acre Rocha.
Para os organizadores, a dinâmica das oficinas será em forma de rodízio, sendo teórica e prática, oportunizando a participação dos profissionais em todas as modalidades.
‘
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO